Subseção apresenta a palestra: O Universalismo da Shoá por que transmitir o Holocausto no século XXI
17/05/2017
Palestra:
“O universalismo da Shoá: por que transmitir o Holocausto no século XXI”
A OAB Subseção Canoas, em razão do Dia Internacional de Combate à Homofobia, em 17 de maio, organizou dois importantes painéis:
- “O universalismo da Shoá: por que transmitir o Holocausto no século XXI” , trazendo ao Rio Grande do Sul o coordenador do Museu do Holocausto, Carlos Reiss.
O propósito do evento, através do exemplo trágico do Holocausto, é alertar a sociedade e os profissionais do direito da importância em intensificar a cultura da paz e do respeito às diferenças, abordando as diversas manifestações de segregações e consequências na comunidade, bem como explicitar as inúmeras formas de preconceito que contribuem para a propagação do ódio, intolerância e a violência.
Nesta mesma data, o Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB/RS, Leonardo Ferreira Vaz apresentará o painel: “Enfrentamento à LGBTIfobia”, destacando os avanços e desafios da atualidade.
Data: 17 de maio
Horário: 19h30min
Local: Uniritter Canoas (Rua Santos Dumont, 888) Niterói – Canoas/RS
Inscrições: oabcanoassede@oabrs.org.br – 3466.2122
Entrada franca.
Palestrantes:
Painel sobre o Holocausto
Carlos Henrique Wencland Reiss
Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minais Gerais. Estudou Relações Internacionais e Ciências Políticas pela Universidade Hebraica de Jerusalém e pós-graduado em Geopolítica pela Universidade Tuiuti do Paraná.
Coordenador-Geral do Museu do Holocausto de Curitiba, único sobre o tema no Brasil. Consultor educativo e responsável-chefe pela elaboração e execução do projeto pedagógico: organização de material didático, ações educativas e treinamento de mediadores. Curador da exposição itinerante “Tão somente crianças: infâncias roubadas no Holocausto”. Docente do seminário “Por que, o que e como trabalhar o Holocausto em sala de aula” e do curso “História do Antissemitismo no Ocidente”.
Egresso master da International School for Holocaust Studies do Yad Vashem, em Jerusalém, Israel. Formação em educação não-formal e Holocausto no Instituto para Jovens Líderes da Diáspora, em Jerusalém, Israel; e na Fundación Bamá de Educación y Cultura, em Buenos Aires, Argentina.
Painel sobre Enfrentamento à Homofobia
Leonardo Ferreira Mello Vaz
Advogado
Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB/RS
Presidente do Conselho Estadual LGBT - gestão 2017/2019
Ativista LGBTI
Membro do Instituto Proteger
Especialista em Direito de Família e Sucessões pela PUC/RS
17/05/2017