Home / Jornal da Ordem / 29.02.2024 18:21h

Banco deve indenizar aposentada por cobrar anuidade de cartão não solicitado

29/02/2024 18:21h

A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba condenou instituição bancária a pagar, a título de danos morais, o valor de R$ 10 mil, pela cobrança indevida da anuidade do cartão de crédito de uma aposentada. De acordo com o relator do processo nº 0801801-67.2023.8.15.0211, juiz convocado Aluizio Bezerra, restou provado que houve a má prestação do serviço bancário, já que não houve prova de pedido expresso da consumidora, nem da utilização do serviço, estando correta a sentença que determinou a devolução dos valores e a condenação em danos morais.

O recurso é oriundo da 2ª Vara Mista da comarca de Itaporanga. A decisão de 1º grau foi pela condenação do banco em danos morais no valor de R$ 2 mil, bem como a devolução em dobro dos valores cobrados.

"Da análise dos autos, verifica-se que o banco recorrente não juntou contrato assinado pelas partes que demonstre a solicitação de cartão de crédito, não há provas de que a parte tenha desbloqueado ou utilizado qualquer cartão fornecido pelo banco. Por outro lado, o banco resume-se a afirmar genericamente que as cobranças feitas à parte autora é legal e devida, quedando-se assim com o dever de fazer prova negativa do direito da autora, o que faz presumir a veracidade dos fatos alegados, sobretudo, por se tratar de relação consumerista em que o documento supostamente se encontraria em poder da instituição bancária", pontuou o relator.

Para o relator, as instituições bancárias devem zelar pela segurança, o que não ocorreu no caso. "Logo, o dano moral se caracteriza pelo constrangimento, situação vexatória, dor, sensação negativa sofrida pela parte que sofre o dano", afirmou o juiz Aluízio Bezerra. Ele deu provimento ao recurso da parte autora para majorar o valor da indenização em R$ 10 mil.

"Quanto à restituição dos valores indevidamente descontados na esteira do alegado e ao que ficou demonstrado, denota-se que ao demandante é devido a restituição em dobro, com fulcro no artigo 42, do Código de Defesa do Consumidor, ao tempo em que deve ser desconstituído o contrato", destaca o acórdão.

Da decisão cabe recurso.

29/02/2024 18:21h



Anterior

Aplicativo de transporte indenizará passageiro após atraso causado por motorista

Próximo

Banco é responsabilizado por assédio a empregadas terceirizadas grávidas

Principais notícias

Ver todas