Home / Jornal da Ordem / 05.02.2019 10:09h

Casal consegue alteração retroativa de regime de bens em São Paulo

05/02/2019 10:09h

À época, o casamento foi celebrado no regime de separação obrigatória, e não no regime da separação convencional, como o casal desejava, por conta de um equívoco do tabelião.

A 2ª câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) acolheu o pedido de um casal e determinou a alteração de regime de bens (da separação obrigatória para a separação convencional), com efeito retroativo, isto é, desde a celebração do matrimônio. Para o colegiado, a mudança não implica prejuízo a terceiros e não acarreta qualquer prejuízo aos cônjuges. À época, o casamento foi celebrado no regime de separação obrigatória e não no regime da separação convencional, como o casal desejava, por conta de um equívoco do tabelião.

Diante do erro, os cônjuges ajuizaram ação, requerendo a alteração do regime de bens, para prevenir eventuais conflitos em caso de sucessão. Em 1º grau, o pedido foi julgado parcialmente procedente, alterando o regime de bens da separação obrigatória para a separação convencional, a partir do trânsito em julgado. O casal apelou da decisão buscando, na verdade, a retroatividade da mudança.

Ao analisar o caso, a desembargadora Rosangela Telles, relatora, concluiu que a retroatividade da alteração não implica prejuízo a terceiros e não acarreta qualquer prejuízo aos cônjuges. "Ao revés, visa a assegurar os direitos do supérstite em caso de sucessão causa mortis, sendo esta a vontade inequívoca das partes que se encontram casadas há mais de 15 anos", acrescentou. Assim, a 2ª câmara acolheu o pedido e alterou o regime de bens, desde a celebração do matrimônio.

Processo: 1020629-22.2017.8.26.0506

O caso tramita em segredo de justiça.

 

05/02/2019 10:09h



Anterior

Banco é condenado por dispor de vaga de gerente que ainda não havia sido demitida, afirma TST

Próximo

STJ mantém bloqueio de passaporte como meio coercitivo para pagamento de dívida

Principais notícias

Ver todas