Home / Jornal da Ordem / 13.06.2018 12:15h

Demora na entrega de carro novo gera dano moral, afirma TJ/SP

13/06/2018 12:15h

De acordo com o processo, a autora adquiriu um carro novo em 18 de abril de 2017.

Uma fabricante de automóveis e uma concessionária foram condenadas, solidariamente, a pagar uma indenização por dano moral no valor de 10 mil reais a uma consumidora, em razão do atraso na entrega de carro. A decisão é da 34ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, que manteve sentença da 8ª Vara Cível do Foro Regional de Santana.

De acordo com o processo, a autora adquiriu um carro novo em 18 de abril de 2017. O contrato previa a entrega do veículo dez dias após o pagamento, o que não correu. Nova data de entrega foi agendada, mas também não foi cumprida. A autora só recebeu o automóvel após decisão liminar, proferida em julho. A desembargadora Cristina Zucchi, relatora do recurso, afirmou em seu voto que as duas empresas devem ser responsabilizadas, pois “notória parceria comercial entre a concessionária (contratada) e a ré-fabricante, que atuavam em conjunto, uma vendendo e a outra fabricando, complementando, assim, o seguimento empresarial de compra e venda de veículos”.

Com relação aos danos morais, a magistrada destacou: “Os prejuízos da autora, que teve sua compra frustrada, mesmo após inúmeras intervenções, desbordam do mero aborrecimento. E a ausência de entrega do bem comprado, aliada à cobrança deste, mesmo assim, por longo período, é causa bastante a justificar o ressarcimento moral”.

Também participaram do julgamento os desembargadores Soares Levada e Luiz Guilherme Costa Wagner. A votação foi unânime.

Apelação nº 1018920-12.2017.8.26.0001

13/06/2018 12:15h



Anterior

Cobrador externo consegue responsabilização de empresa por acidentes com motocicleta, diz TST

Próximo

OAB comemora sanção da lei que prevê defesa oral dos pedidos de liminar em mandados de segurança

Principais notícias

Ver todas