Home / Jornal da Ordem / 26.05.2026 08:53h

Deu na mídia: ato público da OAB/RS pelo fim do Inquérito 4781 do STF tem ampla repercussão nos veículos de comunicação

26/05/2026 08:53h

O posicionamento institucional da OAB/RS em defesa das garantias constitucionais e do devido processo legal ganhou eco imediato e massivo nos principais veículos de comunicação do Rio Grande do Sul. O ato público “Pelo fim do Inquérito 4781 – O STF precisa mudar”, realizado na tarde da quinta-feira (21), no Auditório OAB Cubo, em Porto Alegre, reuniu lideranças da advocacia, autoridades jurídicas e dezenas de entidades da sociedade civil organizada. Conduzido pelo presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, o encontro promoveu um debate despolarizado sobre os reflexos e excessos da investigação de caráter perpétuo que tramita na Suprema Corte, consolidando-se como o assunto central do noticiário político e jurídico do Estado.

Protagonismo institucional e espaço nos debates públicos

A expressiva presença da imprensa nesse ato atesta a relevância do debate proposto pela Ordem gaúcha para a preservação da segurança jurídica e do sistema acusatório penal do país. Colunistas de política, programas de debate em rádio, telejornais de grande audiência e portais da internet analisaram os desdobramentos técnicos apontados no ato, com destaque para a possibilidade de medidas judiciais e administrativas coordenadas pela OAB/RS visando ao encerramento do procedimento que já se estende por mais de sete anos.

Confira abaixo o que foi destaque na imprensa:

Jornais impressos:

Zero Hora – Rosane de Oliveira – P. 6 – Inquérito das fake News

Correio do Povo – Política – P. 3 – OAB/RS defende o fim do inquérito das fake News

Jornal do Comércio – Capa – OAB-RS pede ao STF que derrube o inquérito das Fake News

Jornal do Comércio – Política – P. 19 – OAB gaúcha pede fim do inquérito das Fake News

Jornal do Comércio – Começo de Conversa, P. 3 – Fernando Albrecht – Trancamento do inquérito

Jornal do Comércio – Fernando Albrecht – Começo de Conversa, P. 3 – A OAB e o Supremo

O Sul Online – Flávio Pereira – P. 60 – Presidente da OAB-RS, Leonardo Lamachia: “O fim do inquérito 4781 do Supremo é apenas o primeiro passo para a retomada da institucionalidade

O Sul Online – Geral – P. 44 – Presidente da OAB-RS, Leonardo Lamachia: “O fim do inquérito 4781 do Supremo é apenas o primeiro passo para a retomada da institucionalidade

Rádios:

BandNews FM – BandNews Manhã – Presidente da OAB RS afirma que a credibilidade do STF diminuiu após novas polêmicas

BandNews FM – BandNews Porto Alegre, 1ª Edição – Presidente da OAB RS afirma que a credibilidade do STF diminuiu após novas polêmicas

BandNews FM – Expresso Porto Alegre – Presidente da OAB RS afirma que a credibilidade do STF diminuiu após novas polêmicas

Rádio Guaíba – Acontecendo – Entrevista com o presidente da OAB RS, Leonardo Lamachia sobre o ato público “Pelo fim do Inquérito 4781 - O STF precisa mudar”

Rádio Guaíba – Agora – Em ato público, o presidente a Ordem de Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul defendeu o fim do chamado “Inquérito das Fake News”

Rádio Guaíba – Agora – José Aldo cita ato público da OAB RS que defende o fim do chamado “Inquérito das Fake News”

Rádio Guaíba – Conexão – Eduardo Souza traz informações sobre Ato Público da OAB RS

Televisão:

Record Guaíba – Guaíba no Ar – “Fake News” – OAB/RS promove ato com críticas ao inquérito

Record Guaíba – Rio Grande Record – Evento OAB - Ato público contra fim do inquérito 4781

TV Pampa – Jornal da Pampa – Em defesa das garantias constitucionais, OAB/RS realizou ato pelo encerramento do Inquérito 4781 do STF

Sites

GZH – OAB estuda medidas judiciais para trancar inquérito das fake news no STF

Jornal do Comércio – OAB/RS reforça pedido pelo fim do inquérito das Fake News no STF

Jornal do Comércio – Trancamento do inquérito

TV Pampa – Presidente da OAB-RS, Leonardo Lamachia: "O fim do inquérito 4781 do Supremo é apenas o primeiro passo para a retomada da institucionalidade"

TV Pampa – OAB/RS realiza ato público pelo fim do Inquérito 4781, nesta quinta-feira

O Sul – OAB/RS realiza ato público pelo fim do Inquérito 4781, nesta quinta-feira

O Sul – Presidente da OAB-RS, Leonardo Lamachia: "O fim do inquérito 4781 do Supremo é apenas o primeiro passo para a retomada da institucionalidade"

O Sul – Presidente da OAB-RS, Leonardo Lamachia: "O fim do inquérito 4781 do Supremo é apenas o primeiro passo para a retomada da institucionalidade"

Rádio Pampa – Presidente da OAB-RS, Leonardo Lamachia: "O fim do inquérito 4781 do Supremo é apenas o primeiro passo para a retomada da institucionalidade"

Rádio Pampa – OAB/RS realiza ato público pelo fim do Inquérito 4781, nesta quinta-feira

Fernando Albrecht – A OAB e o Supremo

Blog Flávio Pereira – Presidente da OAB-RS, Leonardo Lamachia: “O fim do inquérito 4781 do Supremo é apenas o primeiro passo para a retomada da institucionalidade”

Políbio Braga – Dica do editor: Saiba como foi o ato público da OAB do RS contra o inquérito do fim do mundo

ACI NH – Prato Principal: O STF Precisa Mudar

26/05/2026 08:53h



Anterior

Mulher é condenada por omitir união estável para continuar recebendo pensão concedida à filha solteira de militar

Próximo

ESA/RS lança aplicativo e amplia acesso à educação jurídica

Principais notícias

Ver todas