Home / Jornal da Ordem / 09.04.2025 08:59h

É HOJE: OAB/RS celebra seus 93 anos em evento aberto a advocacia

09/04/2025 08:59h

A comemoração dos 93 anos da Ordem gaúcha já tem data e local marcados: será no dia 9 de abril, a partir das 18h30, na Praça dos Açorianos, localizada em frente à OAB/RS – que foi adotada e é preservada pela entidade. No evento, será realizada uma Prestação de Compromisso de novos advogados e advogadas, assim como a cerimônia de jubilação de profissionais com mais de 30 anos de atividade profissional. A solenidade reunirá diversas autoridades e dirigentes históricos da OAB gaúcha, em uma noite que terá, ainda, atrações culturais e gastronômicas.

“Aos 93 anos, a OAB do Rio Grande do Sul tem uma trajetória marcada por grandes conquistas para toda a advocacia brasileira e de compromisso firme com a cidadania. São as advogadas e os advogados gaúchos que fazem desta uma entidade forte, respeitada e combativa. Vivemos momentos difíceis, mas a advocacia pode olhar para sua instituição e encontrar acolhimento e a defesa integral de suas prerrogativas”, destacou o presidente da instituição, Leonardo Lamachia.

História

O início da história da OAB/RS remete à criação do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS), em 26 de outubro de 1926, por 169 juristas. O objetivo era congregar os bacharéis em Ciências Jurídicas e Sociais, ser repositório e órgão gerador da cultura do Direito, promover o aperfeiçoamento da Justiça e da sociedade e, principalmente, lutar pela regulamentação da profissão de advogado. O primeiro presidente eleito foi Leonardo Macedônia, que posteriormente seria o primeiro presidente da OAB/RS.

Dos encontros no IARGS, nasceu a Ordem gaúcha, quando, no dia 11 de abril de 1932, foi organizada a seccional do Rio Grande do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil. Desde o seu início, a OAB/RS se destacou como defensora social e da liberdade. Nas permanentes discussões, foram fomentadas ideias que vieram a contribuir para a advocacia de todo o país. A OAB/RS é responsável por regular a prática da advocacia, fiscalizando condutas que fujam do que está em seus regulamentos e no Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei nº 8.906 de 1994).

Presidência nacional

O Conselho Federal da OAB (CFOAB) foi presidido em apenas uma oportunidade por um gaúcho em atividade no Rio Grande do Sul: Claudio Lamachia, na gestão 2016-2019. Entre as conquistas de sua gestão, estão o estabelecimento de férias para a advocacia, a luta contra a depreciação dos honorários e a contagem de prazos em dias úteis, conquistas estas consolidadas no novo Código de Processo Civil (CPC). O ordenamento jurídico completa 10 anos em 2025 – confira aqui a série especial produzida pela OAB/RS.

Serviço

O quê? Evento de comemoração aos 93 anos da OAB/RS

Quando? Quarta-feira, 9 de abril de 2025, a partir das 18h30

Onde? Praça dos Açorianos, em frente à sede da Ordem gaúcha (rua Washington Luiz, nº 1.110, Centro – Porto Alegre)

Entrada gratuita!

09/04/2025 08:59h



Anterior

Lamachia reafirma luta pelo adiamento da implementação do acesso ao PJe pelo PDPJ em solenidade de posse da subseção de Viamão

Próximo

Consumidor que recebeu multas de veículo já vendido será indenizado

Principais notícias

Ver todas