Home / Jornal da Ordem / 29.09.2023 10:15h

Em solenidade, Escola Superior da Advocacia celebra 38 anos e realiza descerramento da foto de Rosângela Herzer na galeria de ex-diretores-gerais

29/09/2023 10:15h

Escola Superior da Advocacia da OAB/RS (ESA/RS) nasceu em 1985 e foi a primeira das escolas da OAB de todo o Brasil. Em 2023, completando 38 anos, a ESA gaúcha celebrou seu aniversário em uma solenidade que teve, também, o ato de descerramento da foto de Rosângela Herzer dos Santos na galeria de ex-diretores-gerais. Ela esteve à frente da instituição de 2016 a 2021.

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, lembrou que a ESA/RS faz parte de uma revolução do Sistema OAB no estado. “Aos 38 anos, a folha de serviços prestados pela Escola Superior da Advocacia é extensa e inclui todo o conhecimento, a educação e a capacitação para os advogados gaúchos e advogadas gaúchas. Em nome de todo o Sistema OAB, destaco a gratidão que temos por esse trabalho”, disse. “Foram duas gestões exitosas, de um trabalho dedicado e competente, mesmo durante o período mais difícil pelo qual a advocacia gaúcha passou na pandemia”, ressaltou Lamachia ao falar da ex-diretora da Escola.

A vice-presidente da OAB/RS, Neusa Bastos, celebrou a ocasião. “A trajetória da ESA gaúcha merece reconhecimento da advocacia de todo o país. A Rosângela, que agora é conselheira federal pela OAB/RS na OAB Nacional, da qual também é procuradora nacional adjunta de Defesa de Prerrogativas, é parte dessa história que nos orgulha, também, pelo trabalho conjunto da OAB/RS com a ESA/RS e a CAARS. Que a Escola Superior da Advocacia continue proporcionando conhecimento e preparo para os advogados e advogadas”, disse.

Rosângela, que também palestrou no evento, destacou os avanços da Escola nos últimos anos. “Em 2018, inauguramos o espaço do OAB Cubo, sede da ESA/RS, justamente com o objetivo de fomentar o conhecimento. Depois, na pandemia de Covid-19, realizamos milhares de eventos de forma telepresencial, mantendo a advocacia unida em torno do aprendizado. Tudo isso veio graças ao apoio das diretorias da OAB/RS e do trabalho com a CAARS”, afirmou, durante a sua fala, intitulada “Importância da ESA no Aperfeiçoamento Jurídico.”

O atual diretor-geral da ESA/RS, Rolf Madaleno, pontuou que a Escola Superior da Advocacia da OAB/RS representa o aprendizado permanente e salientou marcas relevantes. “A Escola nos dá a oportunidade de continuar crescendo. Ela abriu espaço para as aulas virtuais, ultrapassando as fronteiras do Rio Grande do Sul e chegando a outros estados. Nos primeiros nove meses deste ano, tivemos 78 mil alunos”, comentou.

Presidente da OAB/RS no mesmo período em que Rosângela dirigiu a ESA/RS, Ricardo Breier saudou a trajetória da advogada. “Durante nossa gestão, materializamos o espaço do OAB Cubo para dar estrutura, com salas de aula e capacidade de receber a advocacia, visando a educação. E isso ocorreu, muito, em função do esforço da Rosângela. Na pandemia, lembro que a Escola não fechou suas portas aos colegas e isso mostra o comprometimento com os advogados e advogadas do estado”, disse.

Presenças

Também estiveram presentes na cerimônia membros da diretoria da CAARS: a vice-presidente, Paula Grill; a secretária-adjunta, Alessandra Glufke; e o diretor-tesoureiro, Matheus Ayres Torres; a vice-presidente da COOABCRED, Márcia Heinen; demais membros da diretoria da ESA/RS; a presidente do IARGS, Sulamita dos Santos Cabral; a procuradora municipal de Porto Alegre, representando a Procuradoria-Geral, e conselheira pedagógica da ESA/RS, Cristiane da Costa Nery; além de presidentes e membros de diretorias de subseções, conselheiros da OAB/RS e membros de comissões da Ordem. O desembargador do TJRS e ex-diretor-geral da ESA/RS, Antônio Maria Iserhard; e o vice-presidente do TRT4, Ricardo Martins Costa; também participaram da solenidade.

29/09/2023 10:15h



Anterior

24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira: OAB/RS convoca advocacia gaúcha para maior evento jurídico do mundo que ocorrerá em Belo Horizonte

Próximo

Falta do edital em ação coletiva de consumo não gera nulidade quando a decisão favorece o consumidor

Principais notícias

Ver todas