Home / Jornal da Ordem / 06.08.2025 10:51h

Encontro de previdenciaristas e mais de 30 painéis e workshops levaram milhares de advogados e advogadas ao primeiro dia da Cidade da Advocacia

06/08/2025 10:51h

As atividades da Cidade da Advocacia de 2025 iniciaram com o tom que já é tradicional para o evento: painéis lotados e grande oferta de capacitação para os advogados e advogadas. Na parte da manhã, o XIII Encontro dos Advogados Previdenciaristas usou a capacidade máxima do Auditório Prerrogativas – espaço montado nos armazéns do Cais Mauá.

Durante a abertura do Encontro dos Previdenciaristas, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, ressaltou a força demonstrada pela advocacia já no primeiro dia de programação. “Chegamos a mais de 24 mil inscritos nesse evento que é a nossa cara: aberto, democrático e inclusivo. E vendo esse auditório lotado logo no início, eu fico com o peito cheio de orgulho”, disse.

Encontro dos Advogados Previdenciaristas foi palco de importante anúncio

Mais que discursos, a abertura do encontro foi palco de uma importante entrega concreta: a assinatura do convênio com o Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE Prev RS) pela abertura do posto exclusivo para a advocacia que atua na área. “Nós estamos atentos às dificuldades enfrentadas pelos colegas e temos uma atuação de diálogo com todas as instituições, pautando os problemas que chegam a nós, da mesma forma como levamos ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), por meio do Fórum Interinstitucional Previdenciário. Todo esse trabalho é fruto da união da nossa advocacia previdenciarista”, saudou Lamachia.

O encontro foi organizado pela Comissão de Seguridade Social, presidida por Tiago Kidricki, que saudou a iniciativa de realizar mais uma edição dentro da Cidade da Advocacia. “Nós previdenciaristas, de tempos em tempos, nos deparamos com novos desafios, e é em momentos como esse que nos encontramos para debater. Por isso, a ideia de termos esse espaço dentro da Cidade foi tão bem recebida”, declarou Kidricki, que também lembrou do trabalho realizado até chegar no convênio que foi assinado na manhã desta terça-feira. “Ao lado do presidente Leonardo Lamachia, iniciamos esse trabalho em 2022, com as primeiras reuniões ainda em meio à pandemia de Covid-19, e construímos essa importante conquista.”

Painéis mantiveram grande público

Ao longo do dia, dez painéis completaram a programação do XIII Encontro dos Advogados Previdenciaristas, com temas variados: relação entre trabalho e incidência do câncer em trabalhadores; desafios da advocacia previdenciária e estratégias a serem adotadas diante das alterações na área; aposentadoria especial; instrução concentrada; invalidez; as decisões do Superior Tribunal de Justiça em matéria previdenciária, mais especificamente os Temas 1018 e 1124; planejamento para empreendedores e advogados; reclamação nos processos da área; e cálculo previdenciário.

Espaço Multiverso repetiu sucesso dos anos anteriores

Desde a primeira Cidade da Advocacia, o Multiverso, espaço com palestras simultâneas e que dá ao público a possibilidade de acompanhar mais de um painel ao mesmo tempo, marcou o evento com sua característica inovadora.

No primeiro dia da programação, o Multiverso recebeu temas atuais e inquietantes para os operadores do Direito e para a sociedade. Para a área trabalhista, riscos psicossociais e os impactos da NR-1 e perspectiva de gênero. Voltado aos criminalistas, foi realizado um painel sobre Tribunal do Júri. Outros temas foram acerca do cenário e reestruturação do agronegócio; recuperação judicial (com foco na Lei nº 11.101, que completou 20 anos); papel da advocacia na integração com países da América do Sul; população LGBTQIAPN+; resiliência urbana à adaptação climática; os 10 anos da Lei de Mediação (em um painel com os presidentes das comissões de Mediação dos três estados da Região Sul); judicialização nos planos de saúde; e direitos dos animais.

Publicidade, redes sociais e ética

O uso de redes sociais por advogados, um dos assuntos que mais desperta curiosidade na atualidade, foi pauta em painéis sobre publicidade, marketing e ética, com conceitos sobre boas práticas, cuidados a serem adotados e inovações.

10 anos do CPC

O novo Código de Processo Civil (CPC), sancionado em 2015, e que traz em si conquistas históricas para as advogadas e os advogados brasileiros e que foram iniciadas pela OAB/RS, a partir da gestão de 2007, foi o assunto principal de um grande painel promovido pela Escola Superior da Advocacia (ESA/RS).

Exercício irregular da advocacia

Outro tema destaque no Multiverso foi o do combate ao exercício irregular da profissão, uma pauta sobre a qual a Ordem gaúcha atua firmemente, cumprindo seu papel de proteger os colegas que trabalham sob os preceitos éticos. No painel, foi abordado como a OAB/RS enfrenta a questão e a articulação com os órgãos da área da segurança pública.

Praça do Futuro

A Praça do Futuro, que estreou na Cidade da Advocacia de 2024, repetiu o sucesso neste ano. Ao longo do dia, o espaço recebeu um workshop sobre o uso de inteligência artificial no Supremo Tribunal Federal, que discutiu o futuro da prestação jurisdicional à luz das transformações que vivemos no meio digital; pitchs com empresas e legaltechs apresentando novas possibilidades; e uma palestra sobre “o advogado do futuro”, momento em que foram debatidas novas formas de gestão de escritório, relacionamento com clientes e a postura que um profissional precisa assumir diante dos impactos das novas tecnologias.

Programação segue até dia 9

O Cidade da Advocacia ocorre até sábado, 9 de agosto. Além das palestras e painéis, o público pode conferir espaços imersivos, legaltechs e atrações culturais, além de serviços de saúde e bem-estar da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAARS).

Para conferir o que acontece no evento, acesse o site cidadedaadvocacia.com.br/programação ou as redes sociais da OAB/RS. Todas as agendas são gratuitas e exclusivas para advogados(as) e estudantes de Direito. Inscrições no cidadedaadvocacia.com.br/inscrição.

06/08/2025 10:51h



Anterior

Cidade da Advocacia 2025: inovação, capacitação e orgulho no maior evento da história da OAB/RS

Próximo

Decisão judicial obriga município a corrigir loteamento clandestino e garante direitos dos moradores

Principais notícias

Ver todas