Home / Jornal da Ordem / 28.06.2019 08:53h

Estudante que começou pós-graduação antes de se formar tem direito a registro no CREA-PR, diz TRF-4

28/06/2019 08:53h

A autora entrou com ação na Justiça Federal de Maringá (PR) em junho de 2018, alegando que, ao ser contratada para uma vaga de emprego, solicitou o registro da pós-graduação em engenharia de segurança do trabalho junto ao CREA-PR, e o conselho não teria dado andamento ao processo.

O Tribunal Regional Federal da 4° Região (TRF4) confirmou sentença que determinou ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PR) que fizesse o registro do curso de especialização de uma engenheira sanitarista e ambiental de Mandaguari (PR) mesmo que a data de início da pós-graduação tenha sido anterior a conclusão da graduação.

A autora entrou com ação na Justiça Federal de Maringá (PR) em junho de 2018, alegando que, ao ser contratada para uma vaga de emprego, solicitou o registro da pós-graduação em engenharia de segurança do trabalho junto ao CREA-PR, e o conselho não teria dado andamento ao processo. Ela argumentou que precisava do registro para obter o cargo de engenheira responsável na empresa contratante.

O CREA-PR alegou que a profissional não se enquadrava em todos os requisitos exigidos, visto que ela só poderia ter cursado a pós-graduação após ter sido diplomada em curso de graduação. Sustentou ainda que, para a realização de um curso de pós-graduação, é necessário possuir um diploma de graduação, o que não ocorreu com a engenheira já que ela iniciou o curso de especialização dois anos antes de possuir um diploma de curso superior.

O relator do caso, desembargador federal Rogerio Favreto, entendeu que a negativa deveria ter partido da própria instituição de ensino, o que não ocorreu: “se a instituição de ensino superior autorizou o aluno a cursar, concomitantemente, a graduação e a pós-graduação em engenharia de segurança do trabalho, não é razoável que, depois de concluída esta, o CREA negue-lhe validade, de modo a exigir do estudante que faça novamente as disciplinas da especialização anteriores à conclusão do curso de graduação”.

5007434-16.2018.4.04.7003/TRF

 

28/06/2019 08:53h



Anterior

Agricultor deve indenizar vizinho por alterar curso de água da chuva

Próximo

Supermercado deve ressarcir empregado que teve carro furtado no estacionamento em Novo Hamburgo

Principais notícias

Ver todas