Home / Jornal da Ordem / 06.02.2019 09:09h

Fabricante e revendedora de software indenizarão por falha no programa em São Paulo

06/02/2019 09:09h

O Código de Defesa do Consumidor garante responsabilidade solidária a todos os que fazem parte da cadeia de fornecimento de produtos e serviços. Com base nesse entendimento, a 27ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo condenou uma fabricante de software de pagamentos e a distribuidora do programa a indenizar uma loja de brinquedos. O programa falhou no Dia das Crianças, o que obrigou a loja a aceitar apenas dinheiro.

De acordo com o relator, desembargador Mourão Neto, ficou claro que a loja deixou de lucrar devido a problemas no software. E, como ambas as empresas são responsáveis pelo programa, também são responsáveis por problemas nele. Na defesa, a fabricante do software alegou não poder ser responsabilizada por não ter contrato com a loja. Ela apenas forneceu o programa, mas o contrato era com uma distribuidora. Já a distribuidora disse ter um contrato de revenda com a loja de brinquedos e, embora tenha tentado resolver o problema quatro vezes, não poderia ser responsabilizada por falhas no software.

Mas, no acórdão, Mourão Neto estabeleceu que ambas são responsáveis. Segundo ele, o artigo 7º do CDC estabelece a responsabilidade solidária de todos aqueles que fazem parte da cadeia de fornecimento de produtos e serviços. “Nesse contexto, a responsabilidade das apelantes de indenizar a autora pelos danos sofridos é manifesta, mormente considerando que a suspensão do serviço foi confirmada pelas rés e comprovada pelos documentos dos autos”, avaliou. Seguiram o relator os desembargadores, Ana Catarina Strauch e Marcos Gozzo. Também esteve presente à sessão o desembargador Campos Petroni, presidente da câmara, que não vota.

Processo 0002678-36.2015.8.26.0495

06/02/2019 09:09h



Anterior

Constrangimento de pedir autorização para ir ao banheiro motiva indenização, afirma TST

Próximo

Loja de artigos esportivos multada por divergência de preços na "Black Friday"

Principais notícias

Ver todas