Home / Jornal da Ordem / 23.11.2017 09:14h

ICMS não faz parte da base de cálculo de contribuição previdenciária, afirma TRF-3

23/11/2017 09:14h

Com esse entendimento, o magistrado deferiu tutela recursal em favor da empresa.

O desembargador Federal da 1ª turma do Tribunal Regional Federal da 3ª região (TRF-3), Wilson Zauhy, deferiu uma tutela antecipada em favor de uma empresa de transporte e logística, que buscava a exclusão do ICMS da base de cálculo da contribuição previdenciária sobre a receita bruta. A decisão foi fundamentada em um recente entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).

A empresa entrou na Justiça para pedir a exclusão do imposto da base de cálculo da contribuição. Entretanto, o pedido foi negado pelo juízo da 1ª instância. A companhia, então, entrou com recurso, alegando que o valor do tributo não é abrangido pelo conceito de faturamento ou receita bruta do erário estadual. Ao julgar o caso, o desembargador Federal Wilson Zauhy citou recente decisão do STF de retirar o ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS. Ele considerou que o imposto não pode integrar a base de cálculo de contribuições, por não se incorporar ao patrimônio do contribuinte.

Com esse entendimento, o magistrado deferiu tutela recursal em favor da empresa. "A discussão posta nos autos em razão da base de cálculo, imposta por essa nova lei, reaviva o antigo debate atinente à exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS, daí porque entendo aplicável à espécie o mesmo entendimento fundamentado para aquela celeuma."

O número do processo não será divulgado em virtude de segredo de Justiça.

23/11/2017 09:14h



Anterior

Gratificação de assiduidade com natureza salarial fixada em norma coletiva integra horas extras, diz TST

Próximo

Lojas terão de pagar dano moral coletivo por falta de clareza em propaganda impressa, diz STJ

Principais notícias

Ver todas