Home / Jornal da Ordem / 21.05.2025 08:05h

Modernização: OAB/RS trabalha na automatização de registros da Comissão de Sociedade de Advogados

21/05/2025 08:05h

A Ordem gaúcha está desenvolvendo um sistema de automação dos registros de atos societários na Comissão de Sociedade de Advogados (CSA). A novidade, que em breve estará disponível no Portal da Advocacia, irá permitir que advogados realizem a assinatura digital no próprio site, sem nova manipulação de documentos, acelerando, assim, a tramitação dos pedidos.

Para o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, a medida demonstra o compromisso da entidade com a qualidade, a modernização e a agilização dos procedimentos internos. “Seguiremos trabalhando para entregar cada vez mais facilidades para os advogados e as advogadas do Estado. Por meio da automatização dos registros da CSA, estamos agilizando a tramitação dos pedidos de forma segura – e sem custos adicionais aos nossos colegas”, disse.

O presidente da CSA, Gabriel Lopes Moreira, destaca que o compromisso da Comissão continuará sendo com a qualidade na entrega dos serviços e das possibilidades de atuação dos advogados. “Essa automação reflete nosso compromisso com a modernização e a qualidade dos serviços prestados à advocacia gaúcha. Ao integrar a assinatura digital diretamente no Portal, reduzimos diligências e erros, proporcionando maior agilidade e segurança jurídica nos registros”, explica.

Moreira ainda completa que “a atualização dos procedimentos e a oferta de minutas e orientações no site da OAB/RS facilitam ainda mais o trabalho dos escritórios, pois trazem informações úteis e discussões atualizadas sobre práticas societárias, impulsionando a eficiência profissional”.

Benefícios da automação

A nova ferramenta também simplifica o protocolo de documentos, diminui o uso de papel e o impacto ambiental, além de reduzir custos e tempo de espera para a formalização de constituições, alterações e dissoluções de sociedades de advocacia.

A OAB/RS definirá em breve a empresa certificadora responsável e implementará um sistema de verificação de assinaturas digitais. Essa funcionalidade estará disponível no Portal da Advocacia sem custos adicionais aos advogados.

21/05/2025 08:05h



Anterior

Empresa é condenada por omissão reiterada de comunicação de acidente de trabalho

Próximo

Lei que limitava honorários de procuradores estaduais é inválida, decide STF

Principais notícias

Ver todas