Home / Jornal da Ordem / 01.06.2026 07:50h

Mulher será indenizada após perfuração por agulha descartada irregularmente

01/06/2026 07:50h

A 8ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão da 1ª Vara de Buritama que condenou o município de Zacarias a indenizar uma mulher perfurada por agulha descartada indevidamente em farmácia municipal. A reparação por danos morais foi fixada em R$ 10 mil.

De acordo com os autos, a autora foi retirar medicamentos na farmácia e acabou perfurada pela agulha, que estava sobre o balcão. Em razão disso, precisou se submeter a tratamento antirretroviral para evitar eventual contaminação.

Ao analisar a falha na segurança do local, o relator do recurso, desembargador Leonel Costa, ressaltou a negligência do ente público. “Mesmo que o descarte tenha sido efetuado por terceiro, tal fato não excluía responsabilidade objetiva de a farmácia municipal manter o ambiente de atendimento livre de riscos da presença de matérias perfurantes, sobretudo no balcão, local em que é comumente utilizado de apoio”, escreveu.

 “A própria necessidade criada pelo evento danoso de submeter a paciente a tratamento medicamentoso agressivo à sua saúde ofende seus direitos da personalidade nos aspectos integridade física e integridade psíquica, diante dos reflexos diretos no corpo e na mente que convive pelo período do tratamento com a angústia da possibilidade de ter sido contaminada com doença grave”, completou o magistrado.

Os desembargadores Bandeira Lins e Antonio Celso Faria completaram a Turma de julgamento. A decisão foi unânime.

01/06/2026 07:50h



Anterior

Homem é condenado por enaltecer Hitler em publicação de grupo aberto no Telegram

Próximo

Rede de lojas indenizará trabalhadora vítima de racismo praticado por colega

Principais notícias

Ver todas