Home / Jornal da Ordem / 20.08.2026 08:57h

Nenhuma subseção sem sede: Lamachia lança pedra fundamental em Capão da Canoa

20/08/2026 08:57h

A advocacia de Capão da Canoa e Xangri-lá viveu um momento histórico com o lançamento da pedra fundamental da futura sede da subseção. Mais do que marcar o início de uma obra, o ato simboliza a concretização de uma reivindicação aguardada há anos pelos profissionais da região. A solenidade, realizada na quinta-feira (13), contou com a presença do presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, e reuniu a advocacia local.

Em seu discurso, Lamachia ressaltou a importância de uma sede própria para o fortalecimento institucional da Ordem e para a valorização da advocacia. “Com a sede, a OAB finca a sua bandeira porque ela nos dá força institucional. Por isso, construímos quase 50 sedes de 2007 para cá. Em especial, desde 2022, fizemos investimentos nunca imaginados na nossa entidade. Além disso, reformamos espaços em cidades do interior que mal tinham condições de uso. Tudo isso, sob o projeto Nenhuma Subseção Sem Sede, que materializa a importância da nossa instituição.”

O presidente da Ordem gaúcha também lembrou que o início da construção representa o cumprimento de um compromisso aguardado há mais de uma década. “Estamos cumprindo demandas que estavam pendentes. O terreno onde a sede de Capão da Canoa será construída aguardava, desde 2010, o início da obra. A advocacia de Capão da Canoa, de Xangri-lá e de todo o Rio Grande do Sul merece essa atenção.”

Para a presidente da subseção, Daniela da Rosa, o lançamento da pedra fundamental também carrega a história de diferentes gestões que trabalharam para tornar a sede uma realidade. “Os presidentes que me antecederam lutaram por essa sede e eu, desde que assumi a presidência da subseção, pedi ao presidente estadual, Leonardo Lamachia, para que atendesse nosso pedido. Por isso, agradeço a ele por acolher o nosso pleito e por abraçar a advocacia da forma como o faz.”

A vice-presidente da OAB/RS, Claridê Chitolina Taffarel, reforçou que, além da estrutura física, a futura sede deverá se tornar um ponto de encontro e fortalecimento da advocacia da região. “Para mim, é uma alegria vivenciar esse momento e desejo que a nova casa dos nossos colegas em Capão da Canoa e Xangri-lá seja um espaço de acolhimento, capacitação, conexão e integração, porque, assim, nossos colegas permanecerão mais fortes e mais unidos, mesmo em momentos difíceis.”

Representando a Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAARS), o secretário-geral adjunto, Juliano Sampaio, destacou que a obra é resultado da atuação conjunta das entidades que integram o Sistema OAB/RS. “A Caixa e a seccional estão irmanadas, trabalhando em favor da advocacia e realizando grandes obras. O lançamento dessa pedra fundamental é uma amostra disso e, tenho certeza, essa sede será um avanço para todo o litoral.”

Com o lançamento da pedra fundamental, uma espera que atravessou anos começa a dar lugar a uma nova etapa. A futura sede nasce com a perspectiva de ser não apenas a casa da advocacia de Capão da Canoa e Xangri-lá, mas também um espaço de união, desenvolvimento profissional e fortalecimento institucional no litoral gaúcho.

Presenças

Também estiveram presentes no evento a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Regina Pereira Soares; os demais membros da diretoria da subseção de Capão da Canoa: a vice-presidente, Cláudia da Cunha Azambuja; a secretária-geral, Aguida Janaina da Silva; o secretário-geral adjunto, Paulo Roberto Bittencourt de Souza; e o tesoureiro, Marcio Pereira Matos; os ex-presidentes da subseção Elisaldo Brehm e Miguel Severo; os presidentes das subseções de Osório (Roberto Escopelli); de Santo Antônio da Patrulha (Stênia Silva Souza); de Torres (Jonathan de Aguiar Carvalho); de Tramandaí (Tiago dos Reis Francisco); de Viamão (Renata Kerkhoff); de Esteio (Fernanda Reis); e de Novo Hamburgo (Juliana Martins); o defensor público de Capão da Canoa, Sandro da Silva; o prefeito de Capão da Canoa, Valdomiro Novaski; outros membros da administração municipal; e advogadas e advogados da região.

20/08/2026 08:57h



Anterior

Em Santo Antônio da Patrulha, Lamachia recebe maior honraria do município

Próximo

União terá de devolver valor pago por carro arrematado em leilão

Principais notícias

Ver todas