“Nós vamos superar tudo isso juntos! Vamos reconstruir a advocacia gaúcha”, afirma Lamachia em visita a subseções atingidas pelas inundações
13/05/2024 09:19h
Em mais uma ação de assistência à advocacia e à cidadania atingida pelo desastre climático que assola o estado desde o final de abril, a OAB/RS visitou as subseções de Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Montenegro e Guaíba. Os municípios, duramente atingidos pelas inundações, ainda contabilizam os prejuízos e necessitam de doações de alimentos, água, roupas etc. Para contribuir nesse sentido e acolher a advocacia, uma comitiva com dirigentes de Ordem, advogados e demais voluntários, liderada pelo presidente Leonardo Lamachia, partiu, no sábado (11) pela manhã, da Faculdade de Direito da UFRGS, em Porto Alegre – atual sede provisória da entidade durante as cheias –, para as subseções.
Lamachia reforçou a união da classe para enfrentar este que é o momento mais difícil da advocacia e do estado como um todo. “Nós vamos superar tudo isso juntos! Vamos reconstruir a advocacia gaúcha. A OAB/RS está com vocês e dará todo o apoio necessário; toda a nossa força institucional será colocada ao lado de cada advogado e advogada deste estado”, garantiu.
Entre os integrantes do grupo que percorreu as cinco subseções, estiveram o membro honorário vitalício e ex-presidente do CFOAB e da OAB/RS, Claudio Lamachia, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAARS), Pedro Alfonsin, e o coordenador da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto (CDH) da OAB/RS, Rodrigo Puggina.
Canoas
A subseção de Canoas foi a primeira a ser visitada pelo comboio da Ordem. No local, o grupo entregou doações de mantimentos e agasalhos – além de prestar apoio à advocacia e à cidadania. Na sequência, em visita de vistoria ao campus da Ulbra Canoas, um dos maiores abrigos do estado, Lamachia conduziu uma reunião com o procurador-geral do Ministério Público do RS, Alexandre Saltz.
“Estamos realizando uma ação integrada, pois entendemos que as instituições também precisam agir para auxiliar o poder público a dar mais dignidade, cuidado e segurança às pessoas que estão em abrigos. Por isso, em conjunto com a nossa Comissão de Direitos Humanos (CDH) e demais advogados voluntários, estamos atuando nesta verdadeira frente cidadã”, disse Leonardo Lamachia.
A presidente da subseção de Canoas, Ana Mattielo, reforçou a disponibilidade da sede da subseção local. “Colegas de Canoas e Nova Santa Rita, estaremos com as portas abertas para atendê-los em suas necessidades”, informou.
São Leopoldo
Na subseção de São Leopoldo, a comitiva da Ordem conversou com a advocacia local e entregou donativos para os cerca de 60 advogados e advogadas atingidos no município. “Estamos trabalhando unidos. Faço questão de visitar as nossas subseções para ver de perto a realidade de cada colega e poder dar um abraço e dizer que a Ordem está ao seu lado. Vamos superar este momento, que é o mais difícil da história do Rio Grande do Sul e, por consequência, da advocacia”, disse o presidente.
O presidente da subseção de São Leopoldo, Renê Engroff, agradeceu a visita da OAB/RS, destacando as dificuldades que o momento impõe. “São Leopoldo foi uma das cidades mais atingidas, com muitos dos nossos colegas sendo diretamente afetados. Por isso, a sede da nossa subseção está de portas abertas para auxiliar a advocacia e a sociedade como um todo”, lembrou.
Presente em São Leopoldo, a presidente da subseção de Sapucaia do Sul, Keilly Amorim, colocou a OAB local à disposição dos advogados e advogadas da região. “Entrem em contato conosco, por meio das nossas redes sociais, para que possamos auxiliar todos aqueles que necessitarem de auxílio”, alertou.
Também participaram das ações no município as ex-presidentes da subseção de São Leopoldo Márcia Schwantes, Léa Potrick e Rita Pavoni.
Novo Hamburgo
Ao lado da advocacia de Novo Hamburgo, a comitiva da Ordem conversou com os advogados e as advogadas da subseção. Na ocasião, Lamachia apresentou aos colegas da região as ações que a Ordem vem fazendo em prol dos advogados e das advogadas atingidas.
“Ontem, em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAARS), anunciamos o programa de acolhimento a profissionais atingidos pelas inundações no estado. A nossa entidade tem como premissa básica o amparo e assistência à advocacia e, em um momento como esse, não poderia ser diferente”, enfatizou.
O presidente da subseção de Novo Hamburgo, Carlos Braun, elogiou a medida anunciada pelo Sistema OAB. “A OAB/RS e a CAARS têm feito um trabalho incansável em prol da advocacia. E o encontro de hoje, aqui na sede da nossa subseção, foi mais uma demonstração disso. Com dedicação, o presidente Lamachia demostra verdadeira preocupação com as necessidades dos colegas e trouxe uma série de ações efetivas ao conhecimento da nossa diretoria, para que possamos amparar a advocacia de forma rápida e eficiente”, comentou.
Montenegro
Já em Montenegro, Leonardo Lamachia conversou com a advocacia local, garantindo o apoio irrestrito por parte da OAB/RS aos atingidos. “Nós vamos superar tudo isso juntos, pois a nossa entidade é muito forte. Vamos reconstruir a advocacia gaúcha. É isso que eu fiz questão de vir dizer pessoalmente a cada um e a cada uma de vocês. A Ordem está e estará com vocês para dar todo o apoio que necessitarem”, garantiu.
O presidente da subseção de Montenegro, João Pedro da Silva Filho, disse que a presença da comitiva estadual à subseção foi um ato “grandioso”. “Demonstra todo o comprometimento da Ordem para com a advocacia. Tenho certeza de que hoje todos aqueles que estiveram aqui, na casa da advocacia de Montenegro, se sentiram acolhidos pela nossa entidade de classe”, observou.
De acordo com um levantamento feito pela subseção, pelo menos 30 advogados e advogadas tiveram seus escritórios atingidos pelas águas, enquanto outros 12 tiveram suas residências invadidas pelas inundações.
Guaíba
Com a advocacia de Guaíba, o presidente da Ordem gaúcha destacou o momento difícil, mas de união e amparo aos colegas. “Ninguém está sozinho. Vamos reconstruir a advocacia gaúcha, seja de Guaíba, de Eldorado do Sul e de todos os lugares que forem necessários. A nossa união, que já existia antes desta catástrofe, está ainda mais forte. Contem com a OAB do Rio Grande do Sul”, frisou, após apresentar as medidas da entidade em apoio à advocacia atingida.
O presidente da subseção de Guaíba, Ildefonso Duarte, comentou sobre o auxílio que a OAB gaúcha dará aos advogados e às advogadas atingidas. “Infelizmente, nosso município foi um dos mais atingidos. Porém, recebemos uma ótima informação das diretorias da OAB/RS e da CAARS: o lançamento do programa de acolhimento aos colegas atingidos por essa tragédia climática. Uma ação que certamente irá auxiliar toda a advocacia do estado”, lembrou.
Atuação também na capital
Ainda no sábado, uma frente de trabalho composta por integrantes das comissões de Direitos Humanos, Segurança Pública e Prerrogativas da OAB/RS visitou a Penitenciária Estadual de Porto Alegre. O secretário estadual de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, acompanhou a visita.
Já uma outra parte da equipe da Ordem gaúcha trabalhou durante todo o dia na sede provisória da entidade, localizada na Faculdade de Direito da UFRGS (Rua Sarmento Leite, nº 103 - Centro Histórico - Porto Alegre), recebendo e despachando os donativos que chegam ao local.
13/05/2024 09:19h