Home / Jornal da Ordem / 09.10.2025 09:00h

OAB/RS acompanha subseção de São Sebastião do Caí em reunião com TJRS sobre criação de Vara Criminal

09/10/2025 09:00h

Representando o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, a secretária-geral adjunta da Ordem, Regina Pereira Soares, acompanhou, na quinta-feira (2), o presidente da subseção de São Sebastião do Caí, Evaldo Kievel, em reunião com o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), desembargador Alberto Delgado Neto. O encontro, realizado no Palácio da Justiça, em Porto Alegre, teve como pauta a criação de uma Vara Criminal na Comarca de São Sebastião do Caí. Na ocasião, Kievel entregou o ofício formalizando o pedido ao chefe do Judiciário gaúcho.

Regina destacou a relevância da demanda para o exercício da advocacia criminal. “Para quem atua na área, é fundamental ter a vara instalada em sua comarca. Hoje, os profissionais precisam se deslocar até Porto Alegre três ou quatro vezes por semana, o que impacta diretamente na rotina de trabalho. A criação da Vara Criminal em São Sebastião do Caí representa uma medida essencial para garantir melhores condições de atuação à advocacia e maior acesso à Justiça para a sociedade”, pontuou.

O presidente da subseção reforçou que a instalação da Vara Criminal é uma medida necessária diante do crescimento da Comarca. “Estamos aguardando com grande expectativa o parecer favorável do Tribunal de Justiça para a criação dessa vara especializada, que irá contribuir de forma significativa para agilizar os trâmites processuais e atender à crescente demanda das duas varas já existentes”, relatou.

Parecer do TJRS

Durante a reunião, o presidente do TJRS informou que já tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 326/2025, que prevê a elevação de entrância de diversas comarcas, bem como a criação de varas, juizados, cargos e funções no quadro funcional do Poder Judiciário do RS. O desembargador acrescentou, ainda, que o pedido da Comarca de São Sebastião do Caí será analisado pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) a partir de expedientes e estudos técnicos.

Saiba mais: OAB/RS oficia ao TJRS por envio de projeto de lei para elevação de entrância de 13 comarcas à ALRS

Presenças

Também participaram da reunião: o ex-presidente da subseção de São Sebastião do Caí Paulo Fernando Mentz; o 2º vice-presidente do TJRS, desembargador Sérgio Miguel Achutti Blattes; a 3ª vice-presidente do TJRS, desembargadora Lusmary Fatima Turelly da Silva; a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Fabianne Breton Baisch; o presidente dos Conselhos de Comunicação Social e de Inovação e Tecnologia (CCS e CONINT) do TJRS, desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira; o juiz-corregedor coordenador Max Akira Senda de Brito; a juíza-corregedora coordenadora regional, Betina Mostardeiro Mühle de Constantino; os juízes-assessores André de Oliveira Pires e Mário Guerreiro; o prefeito de São Sebastião do Caí, João Marcos Guará; a diretora do Foro de São Sebastião do Caí, juíza Priscila Anadon Carvalho; a juíza de Direito Carolina Erthel Weirich; as promotoras de Justiça Lara Guimarães Trein e Cláudia Ferraz Rodrigues Pegoraro; o prefeito de Tupandi, Paulinho Ludwig; e o prefeito de Harmonia, Ernani José Forneck.

09/10/2025 09:00h



Anterior

OAB/RS inicia série de capacitações gratuitas sobre Inteligência Artificial na advocacia

Próximo

Estado deve realizar internação em leito de UTI, em até 48 horas, de paciente com diverticulite aguda

Principais notícias

Ver todas