Home / Jornal da Ordem / 22.10.2024 15:51h

OAB/RS oficia Ministério do Planejamento e Advocacia-Geral da União pedindo pagamento imediato dos precatórios trabalhistas

22/10/2024 15:51h

Na tarde da segunda-feira (21), a OAB/RS oficiou ao Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) e à Advocacia-Geral da União (AGU) pedindo a adoção de providências imediatas para a normalização e agilização dos pagamentos dos precatórios federais expedidos pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4).

“Recebemos muitas reclamações de atraso na liberação dos valores na Justiça trabalhista e a justificativa é de que há uma greve de servidores do MPO. Por isso, em ambos os ofícios que enviamos, pedimos informações sobre a existência da referida paralisação e se ela tem relação direta com a demora dos pagamentos. Nosso interesse é que o dinheiro liberado chegue logo aos cidadãos credores e à advocacia”, pontuou o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia.

Os valores referem-se à antecipação dos precatórios federais de 2025 para 2024, uma conquista da OAB gaúcha durante as audiências de conciliação com a União para discutir a Ação Civil Originária (ACO) 2.059, que pede a extinção da dívida pública do Rio Grande do Sul. Os recursos extraordinários foram autorizados pela Medida Provisória n° 1257 de 2024 como forma de auxiliar a recuperação do Estado após as inundações de maio. Nos ofícios, a Ordem alerta sobre a urgência na regularização dos pagamentos sob pena de descumprimento da decisão judicial do Supremo Tribunal Federal nos autos da ACO 2.059/DF e da Petição – Pet nº 12.862/RS.

22/10/2024 15:51h



Anterior

Carpinteiro que teve dedo esmagado por colega de obra no RS deve ser indenizado

Próximo

Auxiliar de enfermagem garante indenização por desvio de função em hospital de Porto Alegre

Principais notícias

Ver todas