Home / Jornal da Ordem / 27.08.2026 08:02h

Prestação jurisdicional: em reunião na CGJ, Lamachia leva demandas da advocacia da Fronteira

27/08/2026 08:02h

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, cumpriu, na segunda-feira (24), uma série de agendas na Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (CGJ-RS) para tratar de demandas da advocacia da Fronteira. Os encontros contaram com a participação de presidentes e dirigentes das subseções de Dom Pedrito, Itaqui, Rosário do Sul e Uruguaiana.

Ao longo das reuniões, Lamachia e os representantes das subseções apresentaram ao juiz-corregedor responsável pela região, Diego Leonardo Di Marco Piñeiro, questões enfrentadas pela advocacia nas respectivas comarcas e pleitos relacionados à prestação jurisdicional.

Lamachia ressaltou que a interlocução permanente entre a seccional, as subseções e o Judiciário é fundamental para transformar as demandas locais em avanços concretos para a classe. “Nosso papel é mostrar o cenário vivido pela advocacia gaúcha e construir soluções para os problemas. É por isso que, a cada visita minha a uma subseção, colho os pleitos para levar à administração do Tribunal de Justiça. Nessas reuniões, das quais também participam os presidentes das subseções, temos uma chance ainda maior de obter conquistas para nossos colegas”, disse.

Pleitos

Entre os pontos abordados nas reuniões, está o da violência contra a mulher. O presidente da subseção de Uruguaiana, Cassius Rotta Mendes, e o tesoureiro, Leandro Augusto da Costa Gomes, levaram o pleito da implementação de uma vara especializada na matéria, além de outros pedidos quanto à morosidade processual.

A necessidade de uma vara criminal também foi pauta na reunião com a presidente da subseção de Dom Pedrito, Carolina Dias da Fontoura, e com o secretário-geral, Aloísio Lemes Rodrigues.

A presidente da OAB de Itaqui, Mariane Contursi Piffero, pontuou a necessidade de um magistrado titular na Comarca.

A subseção de Rosário do Sul, representada pelo presidente, Cesar Augusto Prevedello, e pelo conselheiro estadual e ex-presidente da subseção, Aristides de Pietro Neto, levou a demanda pela criação do segundo juizado na 2ª Vara de Rosário do Sul, com o objetivo de dividir o acervo processual.

27/08/2026 08:02h



Anterior

Golpe do Falso Advogado fica mais sofisticado com o uso de ‘spoofing’: saiba o que é e como se proteger

Próximo

Pais são multados por manter filho com Síndrome de Down fora da escola

Principais notícias

Ver todas