Home / Jornal da Ordem / 20.07.2021 11:02h

Reformada sentença que impediu a prorrogação de programa estudantil para aluna de Medicina que precisava fazer estágio supervisionado

20/07/2021 11:02h

A 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) reformou a sentença que indeferiu a prorrogação de um contrato de um Programa Estudantil, firmado por uma aluna de Medicina que precisava fazer estágio supervisionado e não concluiu o curso no prazo previsto.  

Na apelação, ela argumentou que apesar de já ter ocorrido uma prorrogação no Programa em dois semestres, não seria possível concluir o curso porque precisava fazer o estágio supervisionado. Dessa forma, requereu a prorrogação do contrato por mais dois semestres.

O relator do recurso, desembargador federal João Batista Moreira, observou que a sentença recorrida considerou que, embora o direito à educação esteja constitucionalmente previsto, não existe previsão normativa e contratual para ampliação do prazo.

No entanto, após a celebração do contrato de financiamento, a Lei 13.530/2017 alterou as regras vigentes do Programa e garantiu a prorrogação do prazo de financiamento por até quatro semestres. “Não se vislumbra justificativa para não fazer incidir a regra mais benéfica ao estudante nos contratos anteriormente celebrados”, ressaltou o magistrado em seu voto.

Para o desembargador federal, o cancelamento do financiamento pode impedir a estudante de concluir o curso e, com o abandono, “terá dificuldade de arcar com o pagamento das prestações do financiamento quando iniciar-se o período de amortização”. 

Assim, a 6ª Turma do TRF1, por unanimidade, deu provimento à apelação nos termos do voto do relator.

Processo 1016993-66.2020.4.01.4000

20/07/2021 11:02h



Anterior

Justiça do Trabalho rejeita nulidade sustentada por empresa que alegou interferência em prova oral colhida em audiência virtual

Próximo

Consumidora consegue na Justiça estornar valor descontado indevidamente de cartão

Principais notícias

Ver todas