Home / Jornal da Ordem / 03.06.2025 07:56h

Sem alvará ou projeto aprovado, obra irregular deve ser demolida

03/06/2025 07:56h

A 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) determinou a demolição de uma obra irregular em uma casa na Comarca de Santo André. Em caso de descumprimento da decisão, foi fixada multa de R$ 500 por dia, limitada a R$ 50 mil.

De acordo com o processo, a edificação foi realizada sem alvará ou projeto aprovado, contrariando a legislação municipal de uso e ocupação do solo. Mesmo diante dos embargos administrativos e da interdição determinada pela prefeitura, a proprietária prosseguiu com as obras, que chegaram a ultrapassar quatro pavimentos. Técnicos constataram risco estrutural ainda na fase de fundação, agravado pela continuidade da construção. Diante da impossibilidade de regularização da obra, o município ajuizou ação requerendo a demolição das estruturas irregulares.

O relator do recurso, desembargador Borelli Thomaz, ressaltou que o município exerceu o seu “Poder de Polícia vinculado à proteção do meio ambiente, à promoção do adequado ordenamento territorial mediante planejamento e controle do uso, parcelamento e ocupação do solo urbano e ao ordenamento do pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade”. O magistrado também afirmou que não há “plausibilidade para regularização fora do quanto determinado no Plano Diretor do Município”.

O relator também explicou que a multa não tem caráter punitivo, mas coercitivo. “Seu objetivo não é obrigar o réu a pagar o valor da multa, mas compeli-lo a cumprir a obrigação na forma especificada na decisão judicial, evitando-se [enriquecimento] ilícito por qualquer das partes.” Participaram do julgamento, que teve decisão unânime, as desembargadoras Flora Maria Nesi Tossi Silva e Isabel Cogan.

03/06/2025 07:56h



Anterior

OAB/RS promove seminário sobre restrição do uso de celulares nas escolas

Próximo

Agência de publicidade é condenada por suspender acesso de cliente às suas redes sociais por falta de pagamento

Principais notícias

Ver todas