Home / Jornal da Ordem / 27.08.2021 11:39h

Senadores gaúchos atendem pedido da OAB/RS e pedem reconsideração nos artigos que tratam da Justiça gratuita na MPV 1045

27/08/2021 11:39h

Após a solicitação da Ordem gaúcha, os senadores Lasier Martins e Paulo Paim solicitaram ao presidente do Senado que sejam considerados não escritos os artigos que tratam sobre mudanças no acesso à Justiça gratuita do Projeto de Lei de Conversão nº 17, de 2021, proveniente da Medida Provisória 1.045. Na última quarta-feira (25) o senador Luiz Carlos Heinze apresentou emenda supressiva a fim de que sejam excluídos todos os artigos que tratam da matéria.

Os pedidos dos senadores observaram a nota da OAB/RS. O senador Heinze incluiu trechos da nota técnica em sua emenda apresentada. Já o senador Paim, atendendo a OAB/RS, solicitou uma reunião entre a presidência da Ordem gaúcha e a do Senado com o intuito de explicar a situação.

Os artigos 88, 89, 90, 91, 93, incisos II e III, do Projeto de Lei de Conversão n.º 17, de 2021, não têm relação com a medida provisória original e restringem o acesso à justiça principalmente de aposentados e pensionistas.

Para o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, o apoio dos senadores é essencial neste momento. “Conseguimos o diálogo com os senadores assim que o texto da MP 1045/21 foi aprovado na Câmara dos Deputados através de uma nota técnica para garantir que os direitos da cidadania estejam assegurados. Ficamos satisfeitos pela celeridade com o caso e esperamos que o Senado Federal tenha sensibilidade com o assunto”, disse.

O presidente da Comissão de Seguridade Social (CSS), Tiago Kidricki, destacou que a OAB/RS continuará atenta ao assunto. “Após oficiar os Senadores, os três representantes do Estado compreenderam a gravidade da situação e atenderam a solicitação da OAB. Continuaremos lutando em prol da cidadania e de que o cidadão não deixe de exercer seu direito postulatório pelo medo. Se houver redução de demandas, isso deve ocorrer pelo bom funcionamento do INSS e dos demais serviços públicos e não pelo constrangimento do já sofrido segurado”, explicou.

27/08/2021 11:39h



Anterior

Teoria menor de desconsideração da personalidade jurídica prevista no CDC não atinge administrador não sócio da empresa

Próximo

Descumprimento habitual de tempo de espera para atendimento em instituição financeira configura dano moral coletivo

Principais notícias

Ver todas