Último dia da Cidade da Advocacia tem atrações culturais e palestra da ex-atleta Daiane dos Santos
15/08/2023 09:00h
O sábado (12) marcou o encerramento do maior evento já realizado nos 91 anos de história da OAB/RS. O Multiverso recebeu painéis sobre Direito Imobiliário, Internacional, Bancário e Sociedade de Advogados, enquanto o Auditório Prerrogativas recebeu a ex-ginasta e influenciadora esportiva, Daiane dos Santos. Durante toda a manhã, o Multipalco Liberdade recebeu a Mateada de encerramento da Cidade com atrações culturais.
“Estamos construindo o sonho de retomar o orgulho da advocacia porque é isso que tenho escutado aqui, na Cidade: advogados e advogadas me dizendo que estão orgulhosos de nossa profissão e orgulhosos de serem inscritos na OAB/RS. Ainda temos muito para fazer no um ano e meio que temos pela frente em nossa gestão, mas tenham a certeza de que seguiremos ainda mais unidos, orgulhosos e fortes até 31 de dezembro de 2024 e que a Cidade da Advocacia voltará ainda maior”, exclamou o presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia.
Daiane dos Santos: a arte de vencer desafios
Com discurso inspirador, a campeã mundial, Daiane dos Santos, palestrou no último dia Cidade da Advocacia 2023. Considerada como um dos maiores nomes da ginástica artística, ela foi recebida no palco do Auditório Prerrogativas pelo anfitrião do evento, Leonardo Lamachia.
O auditório lotado refletiu a admiração e o carinho do público pela estrela da ginástica artística. Advogados e advogadas levaram seus filhos para ouvir a gaúcha que é considerada símbolo de representatividade feminina no esporte. A eles, Daiane falou sobre a “A Arte de Vencer Desafios”.
“Se eu pudesse resumir em uma palavra seria: amor. O amor consegue englobar todas as questões que falamos aqui. Porque quando a gente ama, a gente vai além. Vamos além do que a gente pode para, no final, termos o melhor de nós como resultado”, resumiu a ex-atleta.
O presidente e a vice da Caixa de Assistência dos Advogados do RS, Pedro Alfonsin e Paula Grill foram os mediadores da palestra.
Painéis lotados no Multiverso
Com foco nas fraudes em clientes bancários, o painel Atuação da Advocacia em Fraudes Bancárias - Prevenção e mitigação de riscos, falou sobre o trabalho de advogados para auxiliar clientes e instituições financeiras. Os painelistas foram unânimes quanto à necessidade de aprimoramento constante da advocacia em relação aos métodos de fraudes, pois há sempre novos golpes sendo tentados. Para eles, é necessário conhecer os regramentos do sistema bancário e seus mecanismos de ação imediata, para reduzir riscos.
O painel Do Mercosul à Liberdade: desafios e oportunidades na efetivação dos direitos humanos abordou os conceitos de democracia, o cenário político no bloco de países e especialistas expuseram quais requisitos um regime precisa ter para ser considerado democrático: eleições livres e justas, independência de poderes, ordem constitucional que garanta direitos fundamentais e um sistema institucional para sua garantia (como, por exemplo, advocacia privada, Ministério Público, Defensoria Pública e Judiciário). Um dos palestrantes abordou os direitos dos cidadãos do Mercosul e falou da livre circulação no bloco, que já foi tema de audiência pública da OAB/RS.
Em Advocacia Extrajudicial e o Trabalho com Tabelionatos, imobiliaristas expuseram situações recorrentes nos tabelionatos em que é possível estabelecer acordos e soluções jurídicas mais céleres, beneficiando todas as partes envolvidas.
Organizadas pela Comissão de Sociedade de Advogados (CSA), as palestras trouxeram o cenário da abertura de sociedades de advogados e de registros de empresas no Rio Grande do Sul, tanto na Junta Comercial, quanto nos cartórios, e também na RedeSim. Entre os assuntos pautados, esteve a legislação para o empreendedorismo, sistemas para aberturas de negócios e perspectivas para uso de ferramentas de inteligência artificial nos processos de abertura de sociedades e empresas e na análise de dados cadastrais.
15/08/2023 09:00h