3ª edição da Jornada Esperança Garcia é realizada pela CIR
13/12/2022 13:06
“A implementação das cotas no Sistema OAB” e “A advocacia que queremos para o futuro” foram os principais tópicos abordados durante a 3ª edição do evento on-line Jornada de Direito Esperança Garcia, promovida pela Comissão da Igualdade Racial (CIR) da OAB/RS, nos dias 6 e 7 de dezembro.
Assista ao primeiro dia de evento
Assista ao segundo dia de evento
Durante a abertura do evento, a presidente da CIR, Leticia Padilha, falou sobre a importância da realização do mesmo em um momento simbólico: recentemente, o Conselho Federal da OAB reconheceu Esperança Garcia como a primeira advogada brasileira. “A Esperança Garcia foi uma precursora da advocacia no Brasil. Homenageá-la neste evento, que está na sua terceira edição, é de grande simbolismo para a mulher negra advogada”, destacou.
Esperança Garcia
Esperança Garcia foi considerada a primeira mulher advogada do estado do Piauí. Em 6 de setembro de 1770, a escrava enviou uma carta ao então presidente da Província de São José do Piauí, Gonçalo Lourenço Botelho de Castro, em que denunciava maus-tratos e abusos físicos contra ela e seu filho, pelo feitor da Fazenda Algodões. A carta de Esperança Garcia é considerada a primeira petição escrita por uma mulher na história do Piauí.
13/12/2022 13:06