6ª Turma do Projeto Pescar se forma em cerimônia virtual
14/12/2020 16:43
Na noite da última quinta-feira (10), aconteceu a formatura da sexta turma de alunos da unidade Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista. Acontecendo pela primeira vez em solenidade telepresencial, no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), o evento teve a participação de representantes das instituições integrantes do projeto, voluntários e familiares dos formandos, sendo transmitido pela Escola Judicial do TRT4.
A diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, ressalta que o curso tem como objetivo preparar os alunos para o mercado de trabalho com iniciação em serviços administrativos. “O objetivo de estarmos aqui é exatamente esse, o de honrar todos os formandos que participaram deste projeto, que insere valores, ética e vivências e que dá oportunidades únicas para a vida de todos”, ressaltou.
A presidente do TRT4, desembargadora Carmen Gonzalez, que realizou a abertura do evento, afirmou ter certeza de que a educação recebida é a política mais inclusiva e poderosa, capaz de mudar a realidade e garantir um futuro melhor. “Desejo que tenham amor pelo estudo, pelo trabalho e pela família, e que com esse amor possam enfrentar desafios, alcançar objetivos e conquistar o mundo: ele é de vocês, é de todos”.
Também estiveram presentes à solenidade de formatura: o tesoureiro da CAA/RS, Gustavo Juchem; a corregedora-geral da OAB/RS, Maria Helena Camargo Dornelles; a diretora e vice-presidente voluntária da Fundação Projeto Pescar, desembargadora aposentada do TRT4, Beatriz Brun Goldschmidt; a procuradora do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), Marlise Souza Fontoura; a servidora do TRT4 e paraninfa da turma, Roberta Liana Vieira; o educador social da turma, André Guilherme Cintra Oliveira.
Comunidade Jurídico-Trabalhista
A Comunidade Jurídico-Trabalhista é composta por cinco instituições que atuam nessa área: a OAB/RS, a ESA/RS, o TRT4, o MPT-RS e a CAA/RS. Além de estimularem o voluntariado dentro das instituições, cada um dos parceiros atua com uma função específica: a ESA e o TRT4 fornecem o espaço para a realização das aulas; o MPT-RS auxilia com o custeio do projeto; a CAA/RS é responsável pela contratação e pelo pagamento dos professores, e a OAB/RS tem um papel fundamental de promover a empregabilidade dos jovens.
Os alunos recebem lições de matemática, português, finanças pessoais, comunicação, desenvolvimento pessoal, educação emocional, serviços administrativos, entre outras. Também é ministrada uma introdução ao uso do Processo Judicial Eletrônico, o que os capacita para atuarem como assistentes em escritórios de Advocacia. Os conhecimentos são repassados, em sua maioria, por voluntários das instituições parceiras.
O vídeo da formatura pode ser acessado através do canal do Youtube da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, clique aqui.
14/12/2020 16:43