Home / Noticias / 10.03.2022 17:49

“A advocacia gaúcha enfrenta uma crise sem precedentes”, afirma presidente da OAB/RS em posse de São Leopoldo

10/03/2022 17:49

Foto: Filipe Rossau - OAB/RS

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, empossou a diretoria da subseção de São Leopoldo para a gestão 2022-2024. Renê Engroff assumiu a presidência ao lado do vice-presidente, Arthur Orlando Dias Filho; da secretária-geral, Sandra Inês Schlabrendorff; da secretária-geral adjunta, Jucemara Toffoli; e da tesoureira, Túlia Margareth Minuzzi Delapieve. A solenidade ocorreu na noite da quarta-feira (09) no Teatro Municipal de São Leopoldo.

Acesse mais fotos no Flickr da OAB/RS.

Lamachia agradeceu o empenho e a dedicação da ex-presidente da subseção, Léa Presser Potrick. “Léa, a advocacia reconhece tua caminhada exitosa na gestão 2019-2021. Muito obrigado por teu trabalho exemplar e, justamente por ele, que fico feliz de tê-la ao meu lado no conselho da OAB/RS nos próximos três anos”, afirmou.

Ao presidente eleito da subseção de São Leopoldo, Lamachia desejou sucesso no novo desafio: “Tenho a convicção de que com tua capacidade e experiência em todos esses anos dedicados a advocacia e a Ordem o próximo triênio será de uma gestão muito positiva e com grandes projetos”, saudou.

Ao pontuar importantes conquistas da advocacia, Leonardo Lamachia destacou a contribuição direta das advogadas e advogados gaúchos: “As maiores conquistas da advocacia gaúcha e brasileira têm a digital de cada um de vocês. É do nosso trabalho que nasceu o fim da compensação da verba honorária; as férias da advocacia estabelecidas no CPC; a contagem dos prazos em dias úteis; a fixação do critério objetivo previsto com o artigo 85 do CPC; o Simples Nacional; a criminalização do desrespeito às prerrogativas; entre outras”, enumerou.

Dando continuidade ao seu discurso, Lamachia citou a prestação jurisdicional insuficiente no estado devido a carências históricas de servidores e magistrados; a greve dos servidores em 2019; a pandemia e a paralisação dos processos físicos; além do ataque hacker: “A demora na digitalização dos processos impôs à advocacia uma crise muito séria, sem precedentes. Se temos um estoque de decisões judiciais e de audiências decorrente da paralisação dos processos físicos não é lógico que tenhamos a redução do horário de atendimento dos foros e dos tribunais. Precisamos imediatamente da reabertura integral do horário de atendimento”, defendeu.

Em uma fala emocionada de despedida, a ex-presidente Léa destacou os desafios que enfrentou na última gestão, além de agradecer a sua diretoria. A conselheira destacou também as dificuldades impostas pela morosidade do Judiciário estadual e os esforços da OAB/RS em defesa da classe: “O presidente Lamachia já sente as dificuldades que vivenciamos junto ao Judiciário e está empenhado, desde o primeiro momento de sua gestão, na busca por soluções dignas para advocacia e para a cidadania”, ressaltou.

O presidente eleito Renê Engroff falou de sua alegria e ao mesmo tempo da responsabilidade de assumir o cargo. “Firmamos o compromisso de empreender esforços para trabalhar com uma resposta célere para as demandas da advocacia e pela preservação dos direitos fundamentais. Não pouparemos esforços para manter a OAB São Leopoldo no mesmo nível de excelência”, afirmou.

Engroff ainda exaltou as primeiras ações do presidente Lamachia no comando da OAB/RS: “O nosso presidente tem demonstrado, mesmo nesse curto período, uma grande disposição no enfrentamento das demandas da advocacia. Ressalto sua forte atuação na liderança da Ordem gaúcha pela retomada das atividades presenciais nos foros, a volta do atendimento integral e a posição contrária ao fechamento das varas do trabalho”, reforçou.

Presenças

Também estiveram presentes na cerimônia o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi; o diretor do Fórum de São Leopoldo, juiz Mauro Peil Martins; o decano e professor da Escola de Direito da Unisinos, Miguel Wedi; a conselheira federal da OAB/RS e ex-presidente da OAB/SL, Rosângela Herzer dos Santos; a ex-presidente da OAB/SL e conselheira estadual, Márcia Schwantes; o ex-presidente e comendador da OAB/SL, João Cláudio da Silva; a ex-presidente e comendadora da OAB/SL, Rita Pavoni; o ex-presidente e comendador da OAB/SL, Sezefredo José Fabrício; o comendador da OAB/SL, Claudio Roberto de Morais Garcez; o comendador da OAB/SL, João Eclair Mendonça Padilha; a conselheira estadual e diretora de Cursos Permanentes da ESA/RS, Michelle Guardati Vieira; o conselheiro estadual e presidente da Comissão de Seguridade Social (CSS), Tiago Kidricki; a presidente da Comissão do Jovem Advogado (CJA), Bruna Razera; o vice-presidente da CJA, Marcos Pippi; o delegado da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAA/RS) da OAB/SL, Wilmar Bohn; o vice-presidente da subseção de Canoas, Jaime Valverdu; o presidente da subseção de Esteio, William Prass; o presidente da subseção de Novo Hamburgo, Carlos Braun; o presidente da subseção de Sapiranga, Lucas Schilling; a presidente da subseção de Sapucaia, Keilly Amorim; o vice-presidente da subseção de Sapucaia, Marcos Hauser; o conselheiro de administração da COOABCred, Laury Kock; representante do prefeito de Portão, o procurador do município Alexandre Sato; o presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo, Felipe Feldmann; entre outras autoridades.

10/03/2022 17:49

Lamachia irá a Vacaria e Caxias do Sul para posses nas subseções