Home / Noticias / 02.08.2010 09:45

Advogados gaúchos fiscalizarão as eleições

02/08/2010 09:45

OAB/RS lança o ‘Comitê 9840 – Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral’.

As eleições de outubro no Estado terão forte fiscalização dos advogados gaúchos. Os trabalhos de acompanhamento começam às 19h desta segunda-feira (02/08), com a instalação, pela OAB/RS, em sua sede (Rua Washington Luiz, 1110, Centro), em Porto Alegre, do Comitê 9840 – Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. Conforme o presidente da entidade, Claudio Lamachia, o objetivo é colaborar com os agentes públicos, os eleitores e os candidatos para garantir ainda mais a transparência em todas as etapas do processo de votação.

“Trabalharemos para que a eleição transcorra de forma limpa, clara e tranquila, uma exigência da democracia”, enfatizou o dirigente. O lançamento do Comitê 9840 – número da lei que reprime irregularidades eleitorais – marcará o início das comemorações do Mês do Advogado – agosto – e envolverá as 105 OABs (subseções) localizadas em municípios do Interior do RS. A programação especial está disponível no site www.oabrs.org.br.

O presidente da Ordem gaúcha explica que, a exemplo do que ocorreu no pleito de 2008, equipes formadas por advogados estarão mobilizadas para receber e encaminhar às autoridades competentes eventuais denúncias de fatos irregulares que agridam as regras eleitorais. “Em breve, o Comitê 9840 terá abrangência nacional, pois estará instalado nas 27 seccionais da OAB nos Estados”, assinalou. “Também é missão institucional da Ordem defender o regime democrático e “voto não tem preço; tem consequências!”, destacou o dirigente, referindo-se ao slogan do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.

A criação do Comitê 9840 ocorreu em novembro de 2007, por iniciativa da OAB, em conjunto com outras 32 entidades nacionais (são 46 atualmente), dentre elas a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Assessoria de Imprensa – OAB/RS
Carol Majewski – Jornalista / Assessor

02/08/2010 09:45

OAB/RS inicia programação especial para o Mês do Advogado