Home / Noticias / 09.05.2008 17:52

Advogados participam de tarde de autógrafos do Departamento Cultural da OAB/RS

09/05/2008 17:52

Henrique Lamell - OAB/RS

O Departamento Cultural Artístico da OAB/RS realizou nesta quinta-feira (08), na Casa do Advogado, uma tarde de autógrafos que reuniu os advogados e escritores Flávio Roberto Stefani, Milton Medran Moreira, Rinaldo Cáccamo e o estagiário de Direito, Rafael Coelho Casagrande, que apresentaram suas obras para os presentes. O evento, organizado pela coordenadora cultural da entidade, Mariza Nonoay, contou com a presença do presidente da Ordem, Claudio Lamachia, do vice-presidente, Jorge Estevão Maciel, da secretária-geral, Sulamita Santos Cabral, e da secretária-geral adjunta, Maria Helena Dornelles. Os conselheiros seccionais Luiz Eduardo Pellizzer, Eduardo Bandeira de Mello e Carlos Coelho Silva também prestigiaram a apresentação das obras literárias.

Na ocasião, o presidente Lamachia destacou o dever da OAB/RS em promover encontros que proporcionem a integração dos profissionais, pois, segundo ele, “é compromisso da entidade oferecer, através do Departamento Cultural, um espaço voltado para os  advogados mostrarem seus talentos artísticos, fazendo com que o braço cultural da entidade incentive cada vez mais os colegas a divulgarem suas obras”.

Já Maciel, vice-presidente da entidade, ressaltou que as atividades, da forma como estão sendo desenvolvidas pelo Departamento Cultural, propiciam uma maior integração entre os colegas advogados.

Segundo a secretária-geral, Sulamita Santos Cabral,  “é muito importante este tipo de ação, pois, os advogados podem compartilhar suas inspirações artísticas com um espaço voltado para desenvolver suas obras”.

Na interpretação da secretária-geral adjunta, Maria Helena Dornelles, o Departamento Cultural vem conquistando espaços com os projetos de exposição de artes, música e pintura, instigando assim, a essência artística dos profissionais.

Com cerca de um ano de funcionamento, está é a primeira vez que o Departamento Cultural da Ordem gaúcha, realiza a tarde de autógrafos. A coordenadora do setor, Mariza Nonoay, afirmou que o departamento ainda está em fase de estruturação, mas já há projetos de oficinas que proporcionarão aos advogados momentos de relaxamento e criação. “Por meio de ações como a tarde de autógrafos, queremos que os profissionais venham desenvolver atividades criativas”.

No evento, o advogado Rinaldo Cáccamo apresentou seu livro: “Poemas Líricos e Sensuais”, e parabenizou a OAB/RS pelo trabalho desenvolvido. “Este é um grande passo cultural da Ordem, dando oportunidade para aos artistas em geral, mostrarem seus talentos”.

O advogado Milton Medran Moreira esteve autografando a obra “Direito e Justiça – Um olhar espírita”. Para ele, o encontro é uma iniciativa saudável e elogiável, pois, medidas como estas abrem espaço para quem está produzindo algo em matéria de conhecimento e aprimorando o exercício da profissão.

Apresentando os livros “Seja o Estagiário de Sucesso” e “Do estágio ao emprego em 10 passos”, o estagiário Rafael Coelho Casagrande agradeceu a iniciativa da OAB/RS em promover a cultura dentro da área jurídica.

Para o advogado Flávio Roberto Stefani, que autografou o livro “Jogos Florais”, obra de poemas e trovas literárias, os projetos que o Departamento Cultural vem realizando é uma ótima oportunidade para os advogados com talento artístico. “Os profissionais do Direito são a segunda categoria em número de poetas, ficando atrás somente dos professores”.

09/05/2008 17:52

OAB/RS presente à cerimônia de posse da Defensora Pública-Geral do Estado

09.05.2008

Ações da OAB/RS pela cidadania obtêm pleno sucesso