Home / Noticias / 03.07.2014 13:31

Antônio Augusto Mayer dos Santos é empossado presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/RS

03/07/2014 13:31

Bertoluci destacou que a OAB/RS segue atuando em defesa da reforma política, do fim do financiamento privado de campanhas, do recall político e da ficha limpa para CCs.

O presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, acompanhado do coordenador-geral das Comissões, conselheiro seccional Armando Perin, empossou o advogado Antônio Augusto Mayer dos Santos como presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/RS (CEDE). A entrega da portaria ocorreu na manhã desta quinta-feira (03).

Bertoluci frisou o reconhecimento do trabalho da CEDE no ano eleitoral de 2014. “A OAB/RS vem atuando em defesa da necessária reforma política, pelo fim do financiamento privado de campanhas, pelo recall político dos mandatos dos eleitos e pela ficha limpa para Cargos em Comissão (CCs). São pleitos fundamentais da cidadania”, afirmou.

Segundo Perin, a entidade terá papel importante na fiscalização das urnas eleitorais, o que já vem ocorrendo nos últimos pleitos. “Além de fomentar as discussões sobre o modelo político-eleitoral brasileiro, a CEDE poderá trabalhar em conjunto com o Comitê de Mobilização pela Reforma Política da OAB/RS, visando à mobilização da cidadania, da advocacia e das 106 subseções em defesa da campanha Eleições Limpas”, explicou.

Mayer dos Santos destacou a responsabilidade de assumir a presidência da CEDE. “São muitos anos de advocacia no Direito Eleitoral e de dedicação aos estudos do sistema. Esse momento em que a Ordem me recebe de portas abertas é muito importante, pois estamos num tempo de mudanças em que a sociedade cobra muito dos agentes públicos”, ressaltou.

A Ordem gaúcha segue coletando assinaturas físicas e eletrônicas pelo site www.reformapoliticademocratica.com.br, que possui homologação automática com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Um dos principais pontos é o financiamento democrático de campanhas, que é objeto de Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pela OAB no Supremo Tribunal Federal (STF).

Rodney Silva
Jornalista – MTB 14.759

03/07/2014 13:31

Confira o expediente da OAB/RS e dos Tribunais nesta sexta-feira