Home / Noticias / 02.03.2023 09:59

“Apoiar o presente e projetar o futuro da advocacia” artigo do presidente Leonardo Lamachia e da presidente da CJA, Bruna Razera, publicado em Zero Hora

02/03/2023 09:59

Artigo publicado pelo presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia,  no jornal Zero Hora de quinta-feira (02)

Advocacia é sobre trajetórias e plantios, travessias distintas, muitas vezes difíceis diante da realidade de cada advogado e advogada que sente na pele os desafios inerentes à profissão.

Como saber advogar? Como fazer para que o exercício profissional seja longevo e compensador, com a certeza de ter feito para alguém o melhor do nosso dever? São dúvidas que acompanham as carreiras de muitos profissionais.

Desafios devem ser preenchidos com oportunidades. Já percorremos mais de 70 mil quilômetros pelo interior do estado e, durante essas andanças, fomos instigados a pensar em uma ação ampla para os advogados e advogadas recém-habilitados em nossa OAB Gaúcha.

Neste contexto, lançamos o Programa Primeiros Passos (PPP), um conjunto de iniciativas voltadas ao suporte e ao aperfeiçoamento da carreira que oferece desde a isenção na inscrição de sociedade individual e gratuidade nos cursos da Escola Superior de Advocacia até uma linha de financiamento pela OABCred e capacitação financeira gratuita pela OABPrev.

A partir de agora, os novos colegas receberão, junto com a sua credencial, um pacote de apoio que contempla não apenas questões de ordem financeira, mas também um suporte de capacitação e de acolhimento pela Ordem gaúcha. Cabe ressaltar que, junto ao PPP, a OAB/RS instituiu o Dia Estadual da Jovem Advocacia, data a ser celebrada anualmente em 16 de agosto.

Caros colegas, somos mais de 80 mil profissionais atuantes em solo gaúcho. Cada um com as suas particularidades. Então, o que nos une? A compreensão de um propósito: uma advocacia mais forte e unida, e essa construção passa pela atenção às novas gerações de profissionais.

Estamos entregando um projeto baseado em instrumentos práticos, acessíveis e efetivos, que contempla a referência e orientação necessárias ao início da carreira. Mas não somente isso: avançamos na construção de um futuro promissor para a atuação profissional da advocacia, valorizando e fortalecendo aqueles e aquelas que, em um futuro próximo, representarão a continuidade do nosso trabalho enquanto lideranças de Ordem, profissionais e cidadãos.

Leonardo Lamachia

Advogado e presidente da OAB/RS

Bruna Razera

Advogada e presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/RS