Artigo de Ricardo Breier publicado na Zero Hora de 29/12: A advocacia gaúcha merece
29/12/2021 08:25
O despertador aciona. São 4h30. Do lado de fora, uma Porto Alegre às escuras ainda dorme. Levanto e começo a me arrumar. É dia de pegar a estrada e rodar centenas de quilômetros. Estão agendadas reuniões em distantes subseções da OAB/RS.
Com a casa em silêncio, aperto o nó da gravata. Antes de encontrar o motorista, passo no quarto da esposa e dos filhos. Uma olhada rápida e o pensamento de que, quando retornar, tudo esteja bem.
Passei muitos dias em reuniões com a advocacia gaúcha. Estar perto dos colegas é fundamental. Falta de servidores e morosidade do Judiciário, processo eletrônico, ataque às prerrogativas, sugestões de toda ordem. São muitas as demandas. Dialoguei com advogados e advogadas de diferentes regiões. Embora a tecnologia possa acelerar reuniões – e os recursos tecnológicos foram fundamentais na pandemia –, o olho no olho faz muita diferença.
Foram longos encontros. O dia vai passando e a noite chega. Finalizado o último compromisso, é hora de pegar a estrada novamente. Chego em casa com o mesmo silêncio da madrugada. A família já descansa. A perspectiva de levar o filho no jogo do Inter foi adiada. Dou um beijo em cada um, tomo uma ducha e vou descansar. Amanhã tem mais.
A descrição acima se repetiu dezenas de vezes nos seis anos em que estive como presidente da OAB/RS. No período da pandemia, não paramos, e as muitas horas presenciais foram transferidas para o virtual. Quando assumi esse cargo sabia que se tratava de uma missão. Procurei fazer o melhor para a advocacia gaúcha, ciente que temos limitações. Mesmo assim, em muitas situações buscamos o impossível.
Em 31 de dezembro me despeço da presidência da OAB/RS, cargo que passei a exercer em 1º de janeiro de 2016. Muitos colegas perguntaram, ao longo dessa caminhada, se valia a pena tanto sacrifício, se a minha família compreendia essa ausência. Respondia que não era fácil, mas que a advocacia gaúcha foi merecedora dessa dedicação. E, quando se tem familiares compreensivos, em que prevalece o amor, fica mais fácil de lidar com essa realidade.
Obrigado pela confiança, advogados e advogadas. O trabalho a tudo vence!
Ricardo Breier
Advogado e presidente da OAB/RS
gabinetedapresidencia@oabrs.org.br
29/12/2021 08:25