Home / Noticias / 11.08.2016 16:15

Artigo do Dr. Adalberto Alexandre Snel em homenagem ao Dia do Advogado

11/08/2016 16:15

http://bit.ly/2aWbDFa

DIA DO ADVOGADO 2016

 

Muito caros colegas, eminentes advogados:

 

Há poucos dias fui homenageado de forma marcante e inesperada pela OAB, que me fez refletir sobre a magnitude do ato e se meritoriamente tal me correspondia, pois outros brilhantes causídicos me precederam e outros tantos aqui estão a atuar. A auto-crítica pesou muito. Por isso, mais uma vez, expresso minha profunda gratidão à Direção da OAB/NH e a todos os colegas. É de ressaltar que a solenidade foi prestigiada também pela presidência e componentes do comitê jurídico da ACI e representante da Procuradoria Jurídica do Município de Novo Hamburgo.

 

Sobre o significado do trabalho, inclusive do autêntico advogado, impõe-se referência analógica do genial Vicent van Gogh:

 

“Sua profissão não é aquilo que traz para casa o seu salário. Sua profissão é aquilo que foi colocado na terra para você fazer com tal paixão e tal intensidade que se torna chamamento espiritual.”

 

No “Dia do Advogado”, precisamos reconhecer que de nós é exigida abnegação e até sacrifício para garantir o exercício pleno da cidadania, que se assenta na consciência individual de que todos os seres humanos são senhores de direitos e deveres. O advogado é um lutador que transfere para si a angústia e a preocupação do cliente. Por isso, o grande criminalista Iteberê de Moura, o qual eu tinha como paradigma quando jovem, dizia que ele “sofria a vida”. O advogado autêntico não encara resultados com indiferença mas por eles é afetado. Ele vibra e sofre. Não é um conformado com aquilo que admite ser a negação de um direito e até mesmo de Justiça.

 

A vida em sociedade cobra deveres e prodigaliza direitos. A nossa Constituição trata mais de direitos do que de deveres. Os causídicos estão em alerta para exigir o cumprimento do que está na lei e, por isso, encontraram muitas dificuldades, começando com um Poder Judiciário desaparelhado e, em certo sentido, comprometedor.

 

O exercício da profissão com respeito ao subjetivo e cumprimento do estatuído torna-se um chamamento espiritual, como lembrava van Gogh e a isso se acrescenta o ensinamento de Ruy Barbosa: “Lei e Liberdade são as tábuas da lei da vocação do advogado. Nela se encerra, para ele, a síntese de todos os mandamentos.”

 

Saúdo o presidente nacional da OAB, Doutor Cláudio Lamachia e o presidente da nossa seccional Doutor Ricardo Breier, bem como a presidente da subseção de Novo Hamburgo, doutora Regina Abel, assim como todos os advogados, colegas que merecem respeito e carinho.

 

O Dia do Advogado faz muito tempo que constava do calendário do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, mas hoje o triângulo do qual falava Carnelutti já não existe mais. É necessário que o advogado volte ao pedestal que também é seu e que recupere o prestígio de que desfrutava no passado. A Ordem dos Advogados está tendo uma reinserção na vida política e nos interesses da Nação, onde sempre, no passado, fora destaque. O debate proposto pelo presidente Lamachia contra o foro privilegiado e reforma política, como alguns dos fatores básicos na luta contra a corrupção, devem ser lembrados e prestigiados.

 

A todos, um fraternal abraço,

 

Adalberto Alexandre Snel

Advogado militante, decano da Subseção e primeiro Presidente da OAB/NH

OAB/RS 1.665

 

11/08/2016 16:15



Notícia anterior

Breier realiza a abertura da Semana do Advogado na subseção de Guaíba

12.08.2016
Próxima notícia

OAB/RS comemora o Dia do Advogado em Sessão Magna

11.08.2016

Principais notícias

Ver todas