Home / Noticias / 06.01.2022 07:52

Artigo do presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, publicado no Jornal Correio do Povo desta quinta-feira (06): "A advocacia como protagonista"

06/01/2022 07:52

A  Advocacia como protagonista

Na mesma medida em que agradecemos a confiança depositada pela advocacia gaúcha, iniciamos a gestão empenhando esforços para dar respaldo ao que efetivamente a classe quer e merece: uma prestação jurisdicional plena e célere para dar vazão aos pleitos da sociedade. Muito falamos em crise. Seguiremos falando, sim, mas para cada problema evidenciado, uma solução será indicada.

Afinal, o cenário de crise social, econômica, política e estrutural existe, inclusive na advocacia. Agora, vamos agir de forma estratégica e seguindo os preceitos que nos norteiam, ou seja: de uma OAB/RS isenta, que não se movimenta por paixões ideológicas. De uma OAB/RS que tem como norte a Constituição Federal.

Quando temos problemas, buscamos métodos, estratégias e soluções. Já para as adversidades históricas e sociais, temos a advocacia. O advogado e a advogada serão, seguramente, protagonistas diante deste cenário de instabilidade e de mudanças na sociedade brasileira. Para tal, a OAB/RS defenderá, de forma incansável e intransigente, as prerrogativas que não são da classe, mas da cidadania.

Para que os advogados e as advogadas possam exercer o protagonismo pelo qual serão reivindicados a tomar, não podemos aceitar qualquer redução no horário de atendimento nos Fóruns e Tribunais. Se há prestação jurisdicional insuficiente no Rio Grande do Sul, consequência da greve dos servidores de 2019, da paralisação dos processos físicos, da demora na digitalização dos feitos físicos, do ataque hacker, devemos falar em ampliação do horário de funcionamento do Judiciário, não em redução.

Precisamos das portas do Judiciário abertas, sem restrições. Seguindo a tradição da OAB/RS, com o peso dos seus 90 anos, reiteramos, portanto, a prática do diálogo à exaustão e o trabalho de forma incansável na defesa da advocacia e da sociedade gaúcha. Reafirmamos os compromissos assumidos e conclamamos todas as advogadas e todos os advogados a caminharmos juntos e unidos.

Assim, para além dos reveses, faremos as travessias necessárias, com vistas ao que é de Direito: o pleno acesso à Justiça e a garantia do exercício profissional da advocacia. A advocacia gaúcha é forte, respeitada e qualificada e terá todo o nosso empenho para superar as dificuldades e possibilitar, dessa forma, que o advogado e a advogada possam ressaltar o orgulho de pertencer a essa classe tão valorosa.

Leonardo Lamachia
Advogado e presidente da OAB/RS

06/01/2022 07:52

Lamachia oficia ao TJRS pelo retorno do atendimento em horário integral