Home / Noticias / 05.10.2010 09:14

Artigo do presidente da OAB/RS: O poder da sociedade na busca de soluções

05/10/2010 09:14

O jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, publicou nesta terça-feira (05), artigo do presidente da entidade, Claudio Lamachia.

O poder da sociedade na busca de soluções

É bastante complexo e lamentável o quadro brasileiro no que diz respeito à saúde pública. Tal cenário expressa graves carências de toda ordem, desde a crônica falta de investimentos, talvez alguns episódios de má gerência e o seu ponto crítico, que é um atendimento falho à população, dentre outros itens igualmente importantes. O resultado da mistura destes perversos ingredientes é uma realidade desumana, que consome vidas, semeia profundo sofrimento e ofusca ainda mais a luz no fim do túnel. Trata-se de grotesca e triste afronta à cidadania, que sangra toda a vez que um cidadão, detentor do direito de ser bem atendido, por um ou outro motivo, não tem acesso ao auxílio médico de que necessita.

Se cada um de nós muito pouco pode fazer para solucionar problemas que afligem a Nação, a sociedade civil organizada, reunindo forças de suas instituições representativas e dos poderes públicos, tem a energia necessária para promover as mudanças que levam a melhorias em áreas vitais, como na saúde, setor quase imerso no caos. Este poder de ação conjunta em busca de dias mais justos e dignos para todos ficou evidenciado, recentemente, em um movimento que envolveu a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), por meio da sua Comissão de Direitos Humanos, o Conselho Regional de Medicina (Cremers) e o Sindicato Médico (Simers), além de outros agentes ligados ao segmento e autoridades de diferentes esferas do poder público. A congregação de esforços se iniciou em audiência pública e está resultando na reabertura de dois hospitais na Capital, fechados há tempo e que terão condições de oferecer dezenas de novos leitos aos necessitados. É uma vitória que serve de exemplo para que outras iniciativas benéficas à coletividade possam ser levadas adiante.

A OAB/RS se orgulha de ter participado desta campanha, que registra um final feliz e atenua mazelas pontuais na área hospitalar, mas tem plena consciência de que não poderia ter sido outra a postura a ser adotada, pois a defesa da cidadania é uma de suas mais sagradas missões institucionais. A Ordem ultrapassa a condição do dever de fiscalização do exercício profissional e zeladoria pela dignidade e pelo respeito à advocacia e defesa de suas prerrogativas legais. Historicamente, a entidade se move, avança e dá a sua contribuição sempre que estiver em jogo a busca por Justiça, direitos humanos, bem comum e melhoria das condições da vida nacional. É uma luta diária e incessante, mas que tem trazido boas conquistas no caminho rumo a um viver social mais aprimorado.

Presidente da OAB/RS

05/10/2010 09:14

TJRS edita ordem de serviço em razão da greve dos bancários

05.10.2010