Home / Noticias / 26.11.2018 07:59

Artigo do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, na edição desta segunda-feira (26), no jornal Zero Hora: Convergir é Necessário

26/11/2018 07:59

http://bit.ly/2DVxtIh

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, teve artigo publicado na edição desta segunda-feira (26), no jornal Zero Hora. Na publicação, o dirigiente faz uma reflexão sobre a situação política do Brasil e projeta o futuro. Confira o artigo na integra: 

Convergir é necessário - Claudio Lamachia - Presidente nacional da OAB

Passada a ebulição eleitoral, o país está prestes a iniciar uma nova fase por meio de um novo governo. A sociedade deu um recado muito claro ao renovar significativa parcela do Legislativo, o mesmo se percebeu no Executivo. O clima bélico retratou o momento que vivemos e isso preocupa.

Precisamos urgentemente superar as diferenças e centrar esforços naquilo que nos une, encontrando meios de pacificar o país e de avançar. Aos vencedores fica o compromisso de governar para todos, unindo a sociedade em torno do avanço socioeconômico.

O momento é de união. Responsabilidade é palavra-chave e demonstração de maturidade democrática para governo e oposição. Precisamos evitar o ambiente radicalizado, pois não há veneno maior para a democracia do que aquele que impõe a ausência da razão. É tempo de conciliação, moderação e temperança.

O país tem problemas complexos que demandam soluções urgentes. O novo presidente precisa comprometer-se com políticas capazes de amenizar o altíssimo índice de desemprego. Deverá encontrar meios para reaquecer a economia, promovendo a busca por recursos capazes de fazer frente aos compromissos de um Estado com as finanças combalidas.

São inúmeras as urgências, mas é fundamental priorizar questões que, solucionadas, geram um círculo virtuoso eliminando outros gargalos. É crucial dar segurança a uma população amedrontada pelo alto índice de violência e também investir na educação, ingrediente mais importante para o desenvolvimento de uma sociedade.

O Brasil vive uma contradição absurda. Ao mesmo tempo em que arrecada muito, devolve pouco ou quase nada para os contribuintes. Isso tem de mudar.

O próximo presidente precisa implementar uma gestão do Estado capaz de atender às necessidades do cidadão. E esse objetivo não pode ser perseguido senão com total e absoluto respeito à Constituição, que nos últimos 30 anos garantiu amplo rol de direitos fundamentais e alinhou o Brasil com os valores democráticos e republicanos mais avançados no mundo. Somos um só Brasil na esperança de um pacto pela superação da crise.

26/11/2018 07:59



Notícia anterior

Palestra de ex-ministro do STF lota auditório do OAB/RS Cubo

23.11.2018
Próxima notícia

Advogando na Medição: Estratégias para Negociações tem início na última sexta-feira (23)

26.11.2018

Principais notícias

Ver todas