Ato virtual em respeito à moralidade mobiliza mais de 400 advogados e advogadas
19/03/2021 20:58
A noite de sexta-feira (19) ficou marcada por uma grande mobilização virtual, liderada pela diretoria da OAB/RS. Com transmissão ao vivo pelas redes sociais, foi realizado um ato em respeito à moralidade e em repúdio à agressividade nas redes sociais.
Mais de 400 advogados e advogadas gaúchos acompanharam a transmissão da manifestação, que teve como um dos principais objetivos a defesa das prerrogativas da advocacia e a solidariedade com a subseção de Lagoa Vermelha. “Esse é um dos maiores patrimônios da nossa advocacia: a capacidade de união. Esse ato serve como momento de reflexão. Diante da situação em que estamos vivendo, através do manejo majoritariamente virtual, precisamos refletir a forma como nos manifestamos. Multiplicar pelas redes sociais ódio apenas reflete desrespeito àqueles que pensam diferente. A única saída é ter maturidade para saber conviver com as diferenças projetando um sadio convívio social", referiu Ricardo Breier.
O ato foi organizado após manifestações do servidor público Pablo Variani, em suas redes sociais, em que ele profere palavras de baixo calão. Variani atua no Foro de Lagoa Vermelha, trabalhando com atendimento direto à advocacia. A advocacia lagoense se sentiu fortemente atingida e constrangida com a reação do servidor, gerando reações no estado e também em outras regiões do país. “Estamos passando por tempos difíceis. Mas nunca faltou o diálogo, mesmo com temas duros. Sempre tivemos o respeito institucional com o Poder Judiciário”, frisou Breier.
O presidente da subseção de Lagoa Vermelha, Dante Dal Castelli Neto, lembrou que sua manifestação sobre a aplicação de recursos públicos foi legítima, válida, esclarecedora e não atingiu ninguém. A partir da sua fala vieram as agressões via rede social. “O ato de hoje serve pra reforçar nosso repúdio àquilo que nos foi proferido. Estamos atentos e não nos calaremos”, assegurou.
O diretor-tesoureiro da OAB Nacional, José Augusto Noronha, acompanhou o ato e lembrou que um ataque a um dirigente de Ordem representa um ataque a toda a advocacia: “Temos um caso em que um colega foi violentamente atacado por um servidor da Justiça. É preciso reagir a quem não sabe respeitar os limites da liberdade de expressão”, salientou.
O relator do ato foi o conselheiro seccional Leonardo Lamachia. Ele lembrou que o servidor não observou a honra e a dignidade de sua função pública, agindo em desacordo com valores éticos: “Somos defensores do direito à crítica e ao contraditório. Agora, é inaceitável esses ataques à advocacia. Não podemos aceitar ofensas. Coragem não falta para a advocacia”, salientou Lamachia. “Os advogados do RS não toleram mácula em suas prerrogativas”, acrescentou.
A presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados (CDAP), Karina Contiero, salientou que toda prerrogativa violada é uma dor: “É um momento importante em defesa do trabalho da advocacia”, salientou.
Ao mesmo tempo, os dirigentes da OAB que se manifestaram foram unânimes em reconhecer e elogiar a maioria dos servidores do Judiciário, que realizam seu trabalho com dedicação e respeito: “Os bons servidores podem se sentir acolhidos pela advocacia. Os que honram o trabalho forense, que honram a sua ética e o seu comportamento merecem o nosso reconhecimento”, salientou Ricardo Breier.
O ato em respeito à moralidade e em repúdio à agressividade nas redes sociais foi prestigiado pela conselheira federal da OAB/RS Greice Fonseca Stocker; Medalha Rui Barbosa e ex-presidente da OAB/RS, Cléa Carpi da Rocha; vice-presidente da OAB/RS, Jorge Fara; secretária-geral da OAB/RS, Regina Guimarães; secretária-geral adjunta, Fabiana da Cunha Barth; tesoureiro da OAB/RS, André Sonntag; diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAA/RS); diretoria da Escola Superior da Advocacia (ESA/RS); integrantes do Conselho Seccional; presidentes de subseções; diretores de comissões; além de advogadas e advogados do RS e até de outros Estados.
Assista o evento na íntegra:
19/03/2021 20:58