Audiência pública, na OAB/RS, debate rede de proteção ao idoso
22/08/2017 13:11
Representantes dos órgãos da administração pública municipal, estadual e federal, que detêm a obrigação legal de promover políticas públicas destinadas à população idosa, estiveram reunidos na noite da segunda-feira (21), durante a audiência pública realizada pela OAB/RS: As dificuldades da rede de assistência social de atendimento à pessoa idosa vulnerável. O evento discutiu a inserção dos idosos na comunidade, bem como a fiscalização e execução de novas políticas públicas que tratem dos direitos deles.
Ao abrir oficialmente a audiência pública, o secretário-geral da OAB/RS, Rafael Canterji, enalteceu a realização do painel e ressaltou o papel institucional da seccional gaúcha: “É um prazer para todos nós promover um evento dessa magnitude, com uma temática tão relevante. Tenho convicção de que ele trará proposições e realizações em favor da cidadania, em nome de quem a Ordem muito trabalha”, afirmou.
Conduzindo os trabalhos do debate, o presidente da Comissão do Idoso da OAB/RS, Cristiano Lisboa, lembrou o que motivou a organização da audiência pública: “Havíamos recebido um pedido de socorro do delegado Tiago Baldin, pois não existe, hoje, uma rede de assistência social que esteja adequadamente dando guarida àquele que mais precisa: o idoso vulnerável. Há um esforço muito grande de diversas entidades, mas isso ainda é muito pouco. A delegacia do Idoso de Porto Alegre sofre com problemas estruturais, assim como não há integração entre a assistência social e delegacia. Logo, a OAB/RS e a Comissão do Idoso estão preocupadas com tal situação, e foi por isso que assumimos a realização desse debate, para reunir todos os agentes que possam trabalhar em conjunto”, reiterou.
Um dos convidados do evento, o delegado Tiago Baldin, falou sobre a situação da delegacia do Idoso de Porto Alegre: “Diariamente, recebemos pessoas que vêm pedir socorro de todos os tipos. A questão toda é que realmente o idoso tenha uma qualidade mínima de vida, mas precisamos de condições para ampará-los. É importante que se estabeleça um canal para atender o idoso”, disse.
Mês do Advogado
Capacitações, cursos, debates, eventos e homenagens são algumas das diversas opções da programação do Mês do Advogado, que ocorre no mês de agosto, na seccional e nas 106 subseções da OAB/RS. O Mês do Advogado é promovido pela Ordem gaúcha em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), a Escola Superior de Advocacia (ESA) e as diversas Comissões da OAB/RS.
Para participar, inscrições aqui.
* Será fornecido certificado de todas as palestras, conforme carga horária.
Redes Sociais
Acompanhe a cobertura da programação do Mês Advogado também pelas nossas redes sociais.
Participe e tire as suas fotos e compartilhe no Instagram, Twitter e Facebook com as hashtags #mêsdoadvogado e #oabrs85anos.
22/08/2017 13:11