Bertoluci, Cléa Carpi e Figueira são empossados conselheiros federais pela OAB/RS
01/02/2016 14:17
Ao passar às mãos de seu sucessor o diploma de presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius assegurou que a carteira era “o passaporte de defesa da cidadania, do Estado de Direito e da democracia”.
O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, deu posse, nesta segunda-feira (1º), aos 81 conselheiros federais que representarão as 27 seccionais da OAB no Conselho Pleno no triênio 2016/2018. A cerimônia ocorreu após a posse da nova diretoria do CFOAB.
Pela OAB/RS, assumiram Cléa Carpi da Rocha, decana do Pleno do CFOAB, Renato da Costa Figueira e Marcelo Bertoluci – todos ex-presidentes da seccional gaúcha.
Ainda compõem a bancada do Rio Grande do Sul: Luiz Henrique Cabanellos Schuh (diretor-tesoureiro da OAB/RS de 2007 a 2015) e Alexandre Lima Wünderlich (conselheiro reeleito e diretor da Escola Superior de Advocacia de 2007 a 2012).
Lamachia diplomado por Marcus Vinicius
Ao passar às mãos de seu sucessor o diploma de presidente nacional da OAB e a carteira funcional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho – que foi diplomado como Membro Honorário Vitalício – assegurou que a carteira é “o passaporte de defesa da cidadania, do Estado de Direito e da democracia nas mãos de Lamachia”.
A nova diretoria foi homenageada nas palavras do presidente cujo mandato se encerrou na noite do último domingo (31). Marcus Vinicius classificou a posse de Lamachia e dos demais dirigentes como momento único e histórico para a advocacia e a sociedade. “Desejo uma feliz gestão e uma feliz condução dos trabalhos à diretoria e aos novos conselheiros. Conheci Lamachia há 9 anos, quando fui representar a Ordem no Rio Grande do Sul em debate sobre o Quinto Constitucional. Àquela época, Lamachia deixou de lado um compromisso pessoal para acompanhar a mim, um modesto conselheiro, de forma absolutamente gratuita, iniciando uma amizade pautada na lealdade, na convicção de propósitos, na irmandade que nos une. Esses são princípios, inclusive, que devem guiar a OAB e o Estado Democrático de Direito”, completou Marcus Vinicius, para, em seguida, ler trechos de Darcy Ribeiro em homenagem ao povo gaúcho e brasileiro.
“Nossa nação é capaz de, junta, superar todas e quaisquer dificuldades. Agora temos o maior e melhor presidente da história da OAB. Nesses três anos de gestão e nos nove de amizade, sempre vi Lamachia como exemplo de conduta e ideais."
01/02/2016 14:17