Home / Noticias / 10.03.2015 16:46

Bertoluci e representantes de entidades da saúde levam pleitos ao governador do Estado

10/03/2015 16:46

Na audiência desta terça-feira (10), foram apresentadas as principais demandas, visando evitar o corte orçamentário e regularização de pagamentos às instituições da área da saúde, cofinanciamento da saúde pelo Estado e normalização do fluxo de caixa.

Aconteceu, na tarde desta terça-feira (10), a audiência solicitada pela OAB/RS, Federação das Santas Casas do RS (FSCRS) e entidades da área da saúde, com o governador do Estado, José Ivo Sartori, para tratar do quadro da saúde no Rio Grande do Sul.

Participaram o presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci; da FSCRS, Júlio Dornelles de Matos; do Sindicato dos Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS, Francisco Ferrer; do Conselho Regional dos Médicos do RS, Fernando Matos; da Federação dos Empregados em Estabelecimentos e Serviços de Saúde do RS, Milton Kempfer; e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS e secretário da Saúde de Canoas, Marcelo Bósio.

Na reunião com o governador, foram apresentadas as principais demandas das entidades, visando a prevenção do corte orçamentário, a regularização dos pagamentos às instituições da área da saúde, o cofinanciamento da saúde pelo Estado e a normalização do fluxo de caixa.

Sartori, acompanhado do secretário da Saúde, João Gabardo dos Reis, salientou que vai cumprir a determinação legal e manterá os 12% do orçamento na área da saúde e levará as demais demandas para análise conjunta de Gabardo e do secretário da Fazenda, Giovani Feltes.

Bertoluci explicou que a Ordem gaúcha está ciente da difícil realidade financeira do Estado, mas avaliou que a população não pode ser prejudicada, especialmente na área da saúde. “Desde 2012, a seccional gaúcha tem atuado nesta pauta, encabeçando o movimento “Saúde Rio Grande – Cumpra-se a Lei”, que visava garantir a destinação de 12% da receita do Estado para a saúde pública, abrindo caminho para o projeto “Saúde+10”, movimento liderado pela OAB em parceria com diversas entidades, pela destinação de 10% do PIB para a área da saúde no âmbito federal”, afirmou.

Também acompanharam a reunião os deputados estaduais Alexandre Postal, Ronaldo Santini, Valdeci Oliveira, Manuela d´Ávila, Luis Augusto Lara, Gilmar Sossella e Diógenes Basegio.

Camila Cabrera
Jornalista – MTB 16.528

10/03/2015 16:46

OAB/RS participa de posse do novo diretor-presidente da Faders