Breier é o palestrante na aula inaugural do curso de Direito da UCS Nova Prata
10/03/2020 13:47
O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, foi o palestrante da aula inaugural do curso de Direito da UCS Nova Prata, na Serra gaúcha. Na noite da segunda-feira (9), ele falou para dezenas de estudantes no campus universitário, localizado na avenida Clemente Tarasconi, 71, no Centro do município: “Agradeço imensamente a oportunidade de conversar com futuros colegas. A qualificação profissional é fundamental, e acreditamos que será através do conhecimento que o trabalho da advocacia permanecerá sendo fundamental”, avaliou Breier.
Com o tema “Entender a OAB”, Breier centrou sua palestra em dois pilares: prerrogativas e ética. O presidente da OAB/RS destacou os diferentes ambientes em que o advogado precisa atuar, de uma delegacia na madrugada até salas de audiência: “Em todos os momentos, precisamos defender as nossas prerrogativas para defender os clientes. Afinal, estamos ali trabalhando. Dessa forma, é fundamental que os advogados e as advogadas conheçam as suas prerrogativas a fim de evitar abusos”, salientou. Breier destacou o trabalho de Plantão 24 Horas da Comissão de Defesa, Assistência e das Prerrogativas (CDAP) da OAB/RS.
Breier lembrou casos recentes, quando os advogados tiveram suas prerrogativas ofendidas e foram impedidos de trabalhar: “A OAB/RS foi acionada, e agimos institucionalmente. Temos que estar unidos para que possamos exercer a advocacia com as nossas prerrogativas asseguradas”, frisou.
O presidente da Ordem gaúcha ressaltou que, no dia 27 de março, será realizada a I Conferência Estadual das Prerrogativas da Advocacia, que já é considerado o maior evento estadual das prerrogativas da advocacia. A atividade será realizada no OAB/RS Cubo, em Porto Alegre.
Na sua explanação, Breier salientou a importância da ética profissional. Ele ressaltou que a OAB/RS atua para suspender e até excluir aqueles que atuam para manchar o trabalho da classe e da entidade: “Vocês estão no começo dessa caminhada. Tenham sempre uma postura correta. É algo decisivo para a evolução profissional”, lembrou.
10/03/2020 13:47