Home / Noticias / 23.06.2021 17:35

Breier se reúne com a chefe da Polícia Civil do RS para falar sobre advocacia dativa

23/06/2021 17:35

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, realizou uma reunião com a chefe da Polícia Civil do RS, delegada Nadine Anflor, na tarde desta quarta-feira (23). O encontro ocorreu no gabinete da presidência da seccional e teve como principal pauta a regulamentação da advocacia dativa e sua atuação nos flagrantes delitos em delegacias.

Ao longo da conversa, Breier abordou a atual situação da advocacia dativa e o edital de chamamento que está aberto até o dia 15 de julho, bem como falou sobre a mudança que isso implica na atuação dos advogados nas delegacias com a regulamentação. De acordo com Breier, o sistema de rodízio para os dativos também será implementado nas delegacias, assim os advogados atuarão nos flagrantes delitos, de acordo com a lista e sua ordem de chamada. “Essa foi uma conquista pela qual lutamos muito para efetivar, para poder valorizar mais essa importante função da advocacia. Creio que o sistema vai ajudar, também, a polícia, por isso fiz questão de conversar com a delegada para iniciar esse processo de adaptação nas delegacias”, destacou.

Na sequência, o conselheiro seccional, Leonardo Lamachia, que atuou no tema, explicou como funcionará o sistema/software que a Ordem gaúcha está desenvolvendo e vai disponibilizar para os magistrados aplicarem no rodízio. Da mesma forma, Lamachia afirmou que os delegados também terão acesso à ferramenta.

A delegada Nadine recebeu a notícia com entusiasmo, pois, segundo ela, o novo método “com certeza solucionará um problema da polícia, principalmente nas DPPAs 24h, visto que os delegados já terão um advogado dativo de prontidão para contatar”.

O presidente da Associação das Advogadas e dos Advogados Criminalistas do Estado do Rio Grande do Sul (ACRIERGS), Ivan Pareta Júnior, também participou da reunião.

23/06/2021 17:35

OAB/RS oficia TRT4 pela manutenção da transcrição de atas de audiência