Home / Noticias / 04.11.2010 21:24

Cabanellos Schuh faz abertura do Seminário Economia e Direito Global

04/11/2010 21:24

http://bit.ly/OErqoz
Foto: Rodney Silva - OAB/RS
image-galeria-0
Evento, que iniciou nesta quinta-feira (04) e segue até sexta-feira (05), na PUCRS, marcou o lançamento do Instituto de Estudos em Gestão Empresarial.

Ocorreu na tarde desta quinta-feira (04) a abertura do Seminário Economia e Direito Global – Desafios e Tendências. O evento, que ocorreu na PUCRS, marcou o lançamento do Instituto de Estudos em Gestão Empresarial (IEGE), que está promovendo o seminário. A iniciativa tem o apoio da OAB/RS, da ESA, da AJURIS, da ESM, da ADVB/RS e da FMP.

Compuseram a mesa principal o presidente do IEGE e tesoureiro da Ordem gaúcha, Luiz Henrique Cabanellos Schuh; o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; o presidente da Câmara Municipal, vereador Nelcir Tessaro; o representante do TJRS, desembargador Francisco José Moesch; e o palestrante e o presidente da União Brasileira de Avicultura (UBA) e da Associação Brasileira de Exportadores de Frango (ABEF), Francisco Turra.

Ao saudar os presentes, Cabanellos Schuh destacou que o foco do IEGE será debater ideias de repercussão geral na sociedade brasileira, nos contextos social, político, econômico e jurídico. “Pretendemos materializar boas práticas, torná-las realidade, objetivando qualificar os meios empresariais e jurídicos”, afirmou. Segundo o presidente do IEGE, que também é tesoureiro da OAB/RS, “atuar com Lamachia é um orgulho, pelas características éticas da sua gestão”.

Lamachia ressaltou a importância da criação do instituto para o desenvolvimento de ações que busquem qualificar as gestões empresariais. “As práticas administrativas são fundamentais em todos os ramos, como, por exemplo, no Judiciário, que, apesar da boa gestão, sua capacidade instalada já não suporta o volume de demandas”, disse. Para Lamachia, o IEGE poderá ser importante instrumento de escritórios de advocacia: “O instituto já inicia suas atividades com este seminário que engloba Direito e Economia, duas áreas que se completam”.

Em nome do TJRS, Moesch declarou que os estudos para a profissionalização das gestões nas organizações são fundamentais. “Trabalhar a questão tributária é outro ponto, pois atinge toda a população”, citou. Logo após, Tessaro abordou a sustentabilidade nas relações econômicas, que, segundo ele, deve ser um tema a ser explorado pelo IEGE em suas discussões e projetos.

Fortunati conclamou os presentes para o debate, avaliando que os grandes assuntos de interesse da sociedade não estão sendo aprofundados. “Com a criação do Instituto de Estudos em Gestão Empresarial é possível estimular o desenvolvimento de ideias e iniciativas inovadoras com foco social e econômico. Por isso, quero cumprimentar Cabanellos Schuh pela proposta de oferecer um espaço de fomento intelectual”, afirmou.

Em seguida, o ex-ministro da Agricultura, Francisco Turr, falou sobre o mercado brasileiro no Exterior, explicando questões relacionadas ao desenvolvimento empresarial sustentável.

Estavam presentes, ainda, a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Helena Dornelles; o coordenador nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (CONCAD) e presidente da CAA/RS, Arnaldo Guimarães; a presidente da Comissão Especial de Defesa do Consumidor (CEDC), conselheira seccional Teresa Moesch; e o desembargador do TJRS, Gelson Stocker.

O seminário segue nesta sexta-feira (05) com a seguinte programação:

08h30min - Credenciamento

09h - Mesa de abertura

09h30min às 11h - Painel 1 - Empreendedorismo e a Sustentabilidade Jurídica - Uma Visão do Resultado Social.
Palestrantes
Ruy Lopes Filho (Consultor empresarial, ex-vice-presidente de Projetos Estratégicos do Grupo Gerdau, membro dos conselhos de Administração do Grupo Randon e Artecola.
Arnaldo Penteado Laudisio - Diretor Executivo Jurídico do Banco Santander (Brasil) S.A. e Diretor Jurídico da FEBRABAN.
Mediadora: Márcia Freitas - Diretora Jurídica do HSBC Bank Brasil S.A.

11h15min às 12h45min - Painel 2 - Empresa, Sociedade e Judiciário - Um Ambiente Colaborativo.
Palestrantes
Ruy Fernando Zoch Rodrigues - Doutor em Direitopela USP, professor da Escola Superior da Magistratura do RS (AJURIS) e das Faculdades da PUCRS e da FMP.
Alberto Delgado Neto - Juiz de Direito, Diretor do Foro Central de Porto Alegre e professor da Escola Superior da Magistratura - AJURIS.
Mediador : Daniel Santoro - Sócio-diretor do grupo Dado Biere Presidente da ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil.

13h30min às15h - Painel 3 - O Crescimento Empresarial e a Expansão do Crédito - A Segurança Jurídica como Instrumento do Desenvolvimento Social Sustentável.
Palestrantes
Astor Schmitt - Diretor Corporativo e de Relações com Investidores da Randon S.A. Impl. e Participações e Vice-Presidente da FIERGS - ( Federação das Indústrias do RS).
Orival Grahl - Diretor Jurídico do Banco do Brasil.
Mediador : Anízio Pires Gavião Filho - Diretor da Faculdade de Direito da FMP e Procurador de Justiça.

15h15min às17h30min - Painel 4 - O Brasil do Próximo Presidente - Desafios e Oportunidades - O Papel das Instituições no Desenvolvimento Sustentável.
Palestrantes
Desembargador Francisco José Moesch - Integrante da 21ª Câmara e do 11º Grupo Cível do TJRS, professor Titular da Faculdade de Direito da PUCRS e da Escola Superior da Magistratura (AJURIS).
Claudio Pacheco Prates Lamachia - Presidente da OAB/RS.
José Fortunati - Prefeito Municipal de Porto Alegre.
Mediador: Jayme Weingartner Neto - Coordenador da Faculdade de Direito da FMP e Promotor de Justiça.

04/11/2010 21:24



Notícia anterior

OAB Autografa inicia atividades na Feira do Livro da Capital com lançamento de obra

04.11.2010
Próxima notícia

OAB Autografa promove lançamento coletivo de obras de advogados e o Projeto Primeiro Livro da CAA/RS

04.11.2010

Principais notícias

Ver todas