Home / Noticias / 29.07.2021 16:50

Caravana das Prerrogativas: OAB/RS percorrerá cinco regiões do Estado até o fim de agosto

29/07/2021 16:50

Com a intenção de combater qualquer obstáculo ao pleno exercício da advocacia, a OAB/RS iniciará mais um roteiro da Caravana das Prerrogativas. O objetivo do projeto é o de mapear as violações de prerrogativas e, também, escutar necessidades, críticas e sugestões de advogados e advogadas de todo o Rio Grande do Sul. Nessa sexta-feira (30), a Caravana chegará à Região da Costa Doce, pela subseção de Pelotas.

O presidente da seccional gaúcha da Ordem, Ricardo Breier, reafirma o projeto como um dos “carros-chefe” para a defesa do direito da advocacia à sua atividade sem impeditivos. “Iremos às subseções para ouvir, diretamente das advogadas e dos advogados, quais os principais obstáculos, suas necessidades e experiências. Os relatos serão essenciais para melhorarmos nossa gestão e identificar desrespeitos às prerrogativas. Buscaremos respostas concretas aos casos de violação e resolveremos o que for possível imediatamente”, aponta Breier.

A presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados da OAB/RS (CDAP), Karina Contiero, explica porque o fortalecimento da advocacia e o combate às violações são imprescindíveis. “Somos uma Comissão que atua ininterruptamente. As demandas do dia a dia da advocacia são nossa rotina. Nosso intuito é preservar a dignidade profissional das advogadas e dos advogados, garantindo, em cada localidade, o respeito e a valorização. Pois o advogado representa o cidadão na busca por seus direitos. Defender o respeito às prerrogativas é garantir a voz de toda a sociedade”, afirma ela.

Karina também destaca a importância da Caravana das Prerrogativas para a interiorização da OAB/RS e para o fortalecimento das subseções. “Temos uma advocacia forte. O trabalho da Ordem na defesa das prerrogativas da advocacia é a união que nos faz imbatíveis, vamos reforçar essa união em cada região, conversando e atuando na resolução das violações, essa é a maior importância das caravanas neste momento”, completa ela.

Selo de Prerrogativas Respeitadas

Buscando identificar locais, em especial repartições públicas, que respeitam e valorizam o trabalho da advocacia gaúcha, a OAB/RS lançou, em agosto de 2019, o selo da campanha Prerrogativas Respeitadas. O objetivo é o de identificar os locais em todo Estado, para que a advocacia consiga visualizar onde as prerrogativas profissionais são reconhecidas. Através da campanha, a Ordem gaúcha mapeia onde não houve respeito às prerrogativas.

Próximas regiões

Em agosto, a Caravana das Prerrogativas percorrerá mais quatro regiões:

05/08 - Região Central em Santa Maria

06/08 - Região da Fronteira em Santana do Livramento

12/08 - Região das Missões em Ijuí

13/08 - Região do Planalto em Carazinho

29/07/2021 16:50

OAB/RS solicita retomada integral das atividades presenciais do TRT4 e disponibilização de salas para depoimentos

29.07.2021

ESA/RS abre inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento “Advocacia sem barreiras”

29.07.2021