Caravana das Prerrogativas percorre Cruz Alta, Panambi, Santo Augusto e Três Passos
22/03/2012 23:51
A iniciativa vem recolhendo informações sobre eventuais dificuldades que os advogados estejam enfrentando no exercício da profissão no que diz respeito à violação de prerrogativas.
Percorrendo as subseções da OAB/RS, a Caravana das Prerrogativas, nesta quinta-feira (22), realizou audiências públicas em Cruz Alta, Panambi, Santo Augusto e Três Passos.
Iniciada em setembro de 2011, a iniciativa vem recolhendo informações sobre eventuais dificuldades que os advogados estejam enfrentando no exercício da profissão no que diz respeito à violação de prerrogativas.
Além de aproximar a Comissão de Defesa, Assistência das Prerrogativas e a seccional dos profissionais do Interior, por meio do diálogo, os problemas relatados constam em uma ata, que posteriormente é remetida às subseções, assim como os ofícios,sobre o tema tratado, que eventualmente serão encaminhados às autoridades competentes . Além disso, os expedientes abertos na CDAP recebem números que facilitam o acompanhamento dos assuntos.
Segundo o presidente da CDAP, Marcelo Bertoluci, a Caravana já está produzindo resultados concretos. "Estamos percorrendo o Estado inteiro para mostrar que não abrimos mão de que as nossas prerrogativas sejam respeitadas", afirmou.
Desde novembro do ano passado, a CDAP está contando com a companhia do Tribunal de Ética e Disciplina na Caravana. Na ocasião, o TED estava representado pelo integrante André Araújo.
Confira o que ocorreu nesta quinta-feira nas visitas da Caravana:
Cruz Alta:
No início da tarde, a Caravana foi recebida pelo presidente da subseção, Adaltro Cezar Santos de Lima e pelo conselheiro seccional Pedro Sessegolo.
No encontro, os advogados relataram sobre a falta de urbanidade de um assessor de uma juíza da comarca e o quanto ele dificulta o acesso dos profissionais para com a magistrada.
Panambi:
Bertoluci e Araújo foram recebidos em Panambi pelo vice-presidente, Fabio Schirmer e pelo vice-presidente da CDAP, Arno Winter.
"A classe precisa se unir para falar sobre os absurdos que acabam violando as nossas prerrogativas", constatou Winter.
Beroluci fez uma explicação aos presentes sobre o conteúdo do Manual das Prerrogativas. "É muito importante que os advogados tenham conhecimento das suas prerrogativas como profissionais e por isso, no site da entidade (www.oabrs.org.br), todos tem acesso ao manual e podem esclarecer suas dúvidas".
Santo Augusto:
Em Santo Augusto, o presidente da subseção, Vanderlei Pompeo de Mattos recepcionou a Caravana.
"Estamos conquistando resultados importantes para a classe com a Caravana e por isso, contamos cada vez mais com os advogados", destacou Bertoluci.
No encontro, os advogados relataram a dificuldade que estão tendo dificuldades para ter acesso aos inquéritos na delegacia da cidade. Segundo eles, os profissionais tem de fazer um requerimento solicitando o inquérito, para que depois de uma, duas ou três semanas o delegado defira o pedido.
Em nome do TED, André fez uma breve prestação de contas aos profissionais. "Nos últimos dezoito meses a OAB/RS já suspendeu mais de dois mil advogados e excluiu dezessete", ressaltou.
Boas práticas
Os profissionais, também solicitaram que a CDAP envie ofício aos magistrados das Comarcas de Coronel Bicaco e de Campo Novo, pelo bom trabalho que estão realizando perante a comunidade jurídica.
Três Passos:
No início da noite a Caravana chegou a Três Passos e foi recebida pelo presidente da OAB local, José Bueno Trindade.
Na ocasião, Bertoluci explicou como a CDAP está conseguindo os resultados positivos. "A Comissão resolve os conflitos pelo diálogo. Desde que iniciamos o projeto, 40% dos expedientes já tiveram resultado concreto".
Os advogados relataram os problemas que estão enfrentando com propaganda irregular e com o exercício ilegal da profissão.
Conforme Araújo, a entidade está agindo de forma atuante mediante a propaganda irregular de escritórios. "A Comissão de Fiscalização e Exercício Profissional está comunicando os advogados, que são chamados a firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), e aqueles que não o fazem sofrem representação ética junto ao Tribunal de Ética e Disciplina da entidade", relatou.
Confira em quais subseções a Caravana estará nesta sexta-feira (23):
08h30m – Três de Maio
10h – Santa Rosa
11h30m – Giruá
13h30m – Cerro Largo
15h30m – São Luiz Gonzaga
17h30m – Santo Ângelo
20h – Ijuí
22/03/2012 23:51