Caravanas Virtuais: Breier visita, de forma virtual, 28 subseções em poucos dias
17/07/2020 18:40
Como estratégia para driblar a impossibilidade de estar presencialmente nas subseções, o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, definiu com sua diretoria e o membro honorário vitalício da OAB/RS, Claudio Lamachia, uma série de visitas pelas 106 subseções do Estado. São diversos encontros por dia, todos realizados por videoconferência com advogados e advogadas de subseções gaúchas. Assim, a Diretoria da Ordem tem encontrado uma forma de se reunir com a advocacia gaúcha diante da pandemia do novo coronavírus, impedir aglomerações e restringir a circulação das pessoas.
O roteiro de visitas foi organizado pelo coordenador das subseções e vice-presidente da OAB/RS, Jorge Fara.
Ouvir para evoluir
“Ouvimos muitas demandas e vamos seguir com esse projeto até completarmos a rodada de visitas pelas 106 subseções. Esse é um trabalho permanente para a Ordem gaúcha, temos que estar próximos da advocacia para nos atualizar sobre pautas relevantes e ajudar a fortalecer o sistema OAB. Sempre fizemos isso e preferimos visitar as subseções e ter nossos encontros pessoais. Com a pandemia, estamos tendo que e nos ajustar e, dessa forma, mantemos nossa conexão com todas as regiões”, detalhou o presidente as OAB/RS, Ricardo Breier.
Tópicos
Precatórios, publicidade irregular, atendimento do Judiciário, autoestima do advogado e da advogada, digitalização dos processos e insegurança jurídica em tempos de pandemia – essas são algumas das pautas. Bem como o retorno do Judiciário, que foi um pleito e uma conquista da OAB/RS durante a pandemia. Breier reforça que ouvia muito as reclamações dos colegas do interior: “Estávamos pensando em como resolver a crise do Judiciário, e ouvir os colegas nos ajudou a azeitar a forma de fazer isso. Estávamos em uma dessas reuniões quando recebemos a notícia de que nosso pleito no CNJ havia sido atendido e de que o Judiciário gaúcho teria autonomia para uma reabertura gradual e com atenção aos cuidados de saúde”, afere o presidente da Ordem gaúcha. “Temos realidades diferentes no Estado, e é fundamental colhermos esses relatos para ajudar a nortear nossas ações”, complementa Breier.
Um dos temas mais debatidos foi a digitalização de cerca de três milhões de processos. Em razão da pandemia, os processos digitalizados estão avançando, enquanto os processos físicos estavam praticamente parados. Breier salientou que o presidente do Tribunal de Justiça, Voltaire de Lima Moraes, está empenhado em concluir a digitalização até o final de 2021: “O trabalho será feito pelos servidores, tornando facultativa à advocacia a digitalização”, destacou.
Digitalização
Como exemplo de resiliência e espírito de busca de alternativas, o presidente da seccional enalteceu o trabalho feito pela Central de Digitalização da OAB/RS, instalada na Sala do Conselho Seccional, no 14º andar da sede. Um grupo de colaboradores tem o trabalho de passar os processos do meio físico para o digital, seguindo todos os protocolos de saúde e higienização. O trabalho, coordenado pelo setor de Tecnologia da Informação (TI), em parceria com o Tribunal de Ética e Disciplina (TED), passa por três etapas estruturais até sua conclusão. “Primeiro, os colaboradores higienizam o processo, retirando grampos e clips de todas as folhas e anexos; na sequência, o documento é digitalizado e então vai para uma revisão final; então o material escaneado é comparado, passo a passo, com o original” explica Breier.
“Uma das metas de nossa gestão é a de ter a Ordem completamente virtual até 2021. Aquilo que cobramos do Judiciário gaúcho, também nos empenhamos em realizar. Queremos sempre ter opções para a advocacia no sentido de contribuir com o seu cotidiano”, disse o dirigente.
O membro honorário vitalício da OAB Nacional e da OAB/RS, Claudio Lamachia, destacou que a virtualização de procedimentos no Judiciário reforça o trabalho da Ordem na defesa das prerrogativas da advocacia: “Esse é um tema da mais absoluta relevância. A forma de atuar na advocacia passa por transformações, e não podemos permitir que tenhamos prejuízos em nossa atuação profissional”, salientou.
Todas as reuniões tem mais de duas horas de atualização de pautas da advocacia e troca de informações com advogados e advogadas. As videoconferências são prestigiadas, além do presidente da seccional, Ricardo Breier, e do membro honorário vitalício, Claudio Lamachia, pelo coordenador das subseções e vice-presidente da OAB/RS, Jorge Fara, pela secretária-geral da OAB/RS, Regina Guimarães, pela secretária-geral adjunta, Fabiana Barth e pelo diretor-tesoureiro, André Sonntag.
Além do presidente Ricardo Breier, as reuniões por videoconferência com integrantes das diretorias e de comissões das subseções teve a participação do membro honorário vitalício da OAB Nacional e da OAB/RS, Claudio Lamachia.
“Começamos o trabalho em 2007 e sempre tivemos presente a necessidade de estarmos próximos das subseções. É fundamental termos a advocacia gaúcha unida para seguirmos obtendo novas conquistas, que são muitas nos últimos anos”, salientou Lamachia. “Agora temos um divisor de águas, temos um momento anterior à Pandemia e teremos outro quando ela passar. Evoluímos dez anos em poucos meses. E essa é uma evolução, me refiro no contexto tecnológico, mas precisamos estar prontos para os desafios que a virtualização trará, e a nossa Ordem está preparada e seguirá atuante nesse sentido”, aferiu Lamachia.
Nas próximas semanas serão realizados encontros com advogados e advogadas de outras subseções. Até serem visitadas as 106 subseções.
Confira a lista das subeções que já foram visitadas virtualmente.
Santa Maria
Pelotas
Cruz Alta
Santa Rosa
Bagé
Itaqui
Rio Grande
São Luiz Gonzaga
Tapejara
Três de Maio
Tupanciretã
Jaguarão
Erechim
Bom Jesus
Carazinho
Frederico Westphalen
Lajeado
Santo Ângelo
Uruguaiana
São Borja
Palmeira das Missões
Encruzilhada do Sul
Piratini
Santo Augusto
Passo Fundo
Ibirubá
Casca
Agudo
17/07/2020 18:40