Home / Noticias / 21.05.2012 11:29

Carlos Nejar faz palestra sobre “Don Quixote de La Mancha” a convite da OAB/RS

21/05/2012 11:29

http://bit.ly/Niwzpt
Obra de Miguel de Cervantes é considerada a mais importante ficção de todos os tempos e terá José Antônio Pinheiro Machado e Júlio Campos como debatedores.

Membro da Academia Brasileira de Letras, o gaúcho Carlos Nejar será o palestrante do I Encontro de Direito e Literatura, que a OAB/RS realiza na noite de quarta-feira, 23/5, em Porto Alegre. Em análise estará uma das principais obras da literatura mundial de todos os tempos: "Don Quixote de La Mancha", de Miguel de Cervantes. O advogado e jornalista José Antônio Pinheiro Machado e o psicanalista Júlio Campos serão os debatedores, em mesa que terá a coordenação do desembargador Silvio Lopes Neto.

Helena Ibañez, que coordena o evento, ressalta a importância de uma instituição como a OAB promover a discussão sobre a proximidade entre o Direito e a Literatura, e a reunião de nomes expressivos dos dois campos num debate qualificado e contributivo. Essa primeira edição organizada pela seccional gaúcha da Ordem sucede 11 outras realizadas anteriormente pelo Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul. "Temos por tradição analisar grandes obras", explica a coordenadora, lembrando que autores como Göethe e Dante de Alighieri já foram interpretados, por meio de seus clássicos "Fausto" e "A Divina Comédia".

Essa proximidade entre as leis e as letras, agora em evento realizado pela própria OAB/RS, através de seu Departamento Cultural coordenado por Regina Guimarães, mantém-se com a obra de Cervantes e de seu exame por uma expressão da literatura brasileira do porte de Carlos Nejar. Helena Ibañez recorda que "Don Quixote", escrito entre 1605 e 1615, foi eleito em 2002 a maior obra mundial de ficção. Seu autor dá nome ao mais importante prêmio de literatura em língua espanhola, entregue anualmente pelo Ministério da Educação e Cultura da Espanha em cerimônias que ocorrem na Universidade de Alcalá de Henares – cidade a 35 quilômetros de Madri, em que nasceu Miguel de Cervantes. Seu último ganhador foi o chileno Nicanor Parra e entre os vencedores anteriores estão Jorge Guillén, Jorge Luis Borges, Octavio Paz, Ernesto Sábato, Carlos Fuentes, Bioy Casares e Vargas Llosa.

O Encontro em que estará em análise a obra máxima de Cervantes ocorrerá a partir das 19h no 14º andar da sede da OAB/RS, na R. Washington Luiz, 1.110, no Centro de Porto Alegre, aberto ao público, com entrada franca.

21/05/2012 11:29



Notícia anterior

Ao receber secretário de Segurança Pública, Lamachia alerta que sistema prisional do RS está na UTI

19.05.2012
Próxima notícia

Diretoria da OAB/RS presta contas a advogados e advogadas do Rio Grande do Sul

21.05.2012

Principais notícias

Ver todas