CEIR, em parceria com a ESA/RS, comemora aniversário de 2 anos com lançamento de livro
10/12/2020 15:33
Comemorando os 2 anos de existência da Comissão Especial da Igualdade Racial (CEIR) da OAB/RS, a Escola Superior de Advocacia promove o evento de lançamento do livro “Trajetórias da Advocacia Negra”, nesta sexta-feira (11), às 18h, para celebrar e fortalecer o trabalho desenvolvido pela Comissão.
O evento tem o intuito de celebrar os dois anos de atuação da CEIR, que desenvolve um trabalho importante para a promoção da equidade racial, além de realizar esse encontro para marcar o encerramento do ciclo de atividades de 2020, que buscou fortalecer o debate e oportunizar a ampliação dos espaços para a jovem advocacia negra.
Além do lançamento, o evento contará com painéis que tratarão das ações realizadas pela CEIR da seccional, das subseções e dos grupos de trabalho, visando, também, a construir um diálogo com o projeto institucional de inclusão e valorização da advocacia negra, como a implementação das políticas de cotas raciais para as eleições da OAB, que serão votadas pelo Conselho Federal na próxima segunda-feira, 14 de dezembro.
O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, que participará da abertura do evento, ressalta a importância da CEIR e do seu papel para a promoção da equidade racial, trazendo e debatendo temas de extrema importância para o crescimento de toda a população: “A publicação trará a trajetória da advocacia negra, que deve ser reconhecida e valorizada, revelando sua história e suas conquistas”, afirma.
A diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, destaca que o evento é importantíssimo para fomentar o debate em torno da igualdade racial, e para registrar as histórias e os trabalhos realizados pela advocacia negra. “Este é o papel da ESA/RS, oportunizar um espaço para publicações que debatem temas tão necessários para o crescimento da advocacia gaúcha”, pontua.
Em um primeiro momento, a publicação será disponibilizada em uma versão online, que poderá ser acessada e baixada de forma gratuita pelas pessoas interessadas. A presidente da CEIR, Karla Meura, salienta que, futuramente, a Comissão pretende desenvolver uma versão impressa da publicação. “A publicação é importantíssima, pois as histórias e os trabalhos realizados estão registrados. Dessa forma, consideramos que é de suma relevância que as trajetórias da advocacia negra, que nos antecedeu, sejam lidas por todas e todos”.
Karla Meura ainda enfatiza sua gratidão pelo grande desenvolvimento da Comissão nestes 2 anos: “Entre as nossas conquistas está a criação de 10 Comissões de Igualdade nas subseções do Rio Grande do Sul, num verdadeiro movimento constante de expansão, demonstrando que todas as ações elaboradas foram pensadas estrategicamente e coletivamente”.
O evento será gratuito e transmitido pela plataforma Zoom. As inscrições precisam ser feitas através do Portal do Aluno, clicando aqui.
10/12/2020 15:33