Home / Noticias / 04.09.2020 21:04

Celebração e aproximação com a advocacia: aos 35 anos, ESA/RS se reinventa e realiza comemoração de aniversário online

04/09/2020 21:04

https://bit.ly/3lQjoP6
image-galeria-0

Contando com a presença de mais de 200 pessoas online, a Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS) se reinventou no momento vivido pela pandemia e, por intermédio de uma plataforma online, organizou uma memorável comemoração de seu aniversário de 35 anos. O evento ocorreu na noite desta quinta-feira (04).

O evento contou com a presença da diretoria da Ordem, com a diretoria da Escola, professores da instituição e alunos de todas as partes do Estado, que vibraram juntos através das telas de suas casas, assistindo a declamação das poesias escritas pela advocacia, a emocionante e envolvente palestra do poeta e jornalista Fabrício Carpinejar, e a apresentação energizante da banda Os Trabalhistas.

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, parabenizou a ESA/RS por esta importante data histórica, comemorada em um formato diferente, seguindo com o trabalho diferenciado que realiza pela advocacia gaúcha em prol de sua qualificação. “A tecnologia trouxe essa proximidade e viabilidade de poder estarmos comemorando com muitas pessoas do Brasil todo, reconhecendo todo o trabalho institucional da Escola Superior de Advocacia, esse trabalho levado através de seus diretores e de todos aqueles que contribuem com a construção desta história. Evoluímos muito e temos muito a evoluir, essa é uma obra coletiva, feita por todos. Nesse momento, em que usamos muito os termos “reinventar”, “conhecimento”, “capacitação”, “enfrentar desafios”, mais do que nunca, queremos estar próximos da advocacia. Agradeço a todos os homens e a todas as mulheres de ordem que fazem, deste, um momento muito importante para a instituição”, assevera.

O membro vitalício honorário da Ordem, Claudio Lamachia, ressaltou a importância da educação, cultura e capacitação permanente da advocacia que vem sendo proporcionado pela ESA/RS: “Parabéns por todo o importante trabalho que vem sendo desenvolvido pela ESA/RS, o braço cultural da nossa OAB/RS, um trabalho de qualidade que vem se destacando, pela qualificação da advocacia gaúcha”.

Emocionada e agradecida pela ocasião, a diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, ressaltou: Não poderíamos deixar de festejar o nosso aniversário, e em razão desta difícil pandemia que atravessamos, precisávamos trazer algo diferente. “Agradeço a todos e a todas que prestigiam conosco este momento de comemoração. Sou muito grata por estar na direção da Escola, acompanhada de diretores tão competentes que trabalham muito para melhorar, engrandecer, e cada vez mais progredir a nossa Escola. Há uma frase que gosto muito, que diz que os professores são multiplicadores de esperança, de sonhos e de amanhãs, e que despertam em si e nos outros o prazer do conhecimento. E é com esse espírito, que vivenciamos este momento, em que a Escola também precisou se reinventar, um aniversário especial, pensado com muito carinho para comemorar com a advocacia”.

O diretor-geral da ESA-Nacional, Ronnie Preuss Duarte, enalteceu sua alegria por poder participar da comemoração de 35 anos da ESA/RS. “Agradeço por estar participando deste importante braço do sistema OAB, no Rio Grande do Sul, que é a ESA/RS. Graças às Escolas, consegui dar vasão ao compromisso que está insculpido no primeiro mandamento do advogado, que é o do permanente estudo. Qualificando a advocacia, fortalecemos a classe, e conseguimos dar uma contribuição efetiva ao aprimoramento da justiça”.

Saudando a Escola por seu aniversário, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAA/RS), Pedro Alfonsin, afirmou: “A Escola de Advocacia ensina realmente a advogar, estando próxima do advogado, por meio de professores que estão junto da realidade da advocacia, o que faz da Escola um lugar único e muito bem quisto pela advocacia”.

A diretora de atividades culturais da ESA/RS, Cristiane da Costa Nery, destacou: "é muito gratificante fazer parte desta história e desta trajetória de educação e cultura sendo levada para a advocacia por atividades pensadas para estimular ainda mais a produção cultural, literária e científica da advocacia."

Momento cultural da celebração

A conselheira federal Cléa Carpi da Rocha, felicitou a Escola por sua trajetória, e ainda declamou uma poesia em homenagem à instituição pela data festiva: “Direito não é somente a letra fria da lei, não é o monopólio de uma teoria, direito também é emoção e poesia. Existe o universo, onde o direito é manifesto, onde o direito é ciência, onde o direito interpretação, onde o direito é protesto, onde o direito é argumentação, onde o direito esgrime a liberdade, portanto, o direito é verso. O direito e a poesia têm em comum a plenitude da justiça, a realização do bem comum. O poeta e escritor Fabrício bem sabe dessa dimensão no seio de sua família, uma irmã e um irmão promotores de justiça, e o outro é juiz, e a própria amada mãe é defensora pública e poeta, e sua tia também é advogada. Em sua jornada Fabrício sempre viu a justiça e a poesia de mãos dadas, percorrendo o caminho da vida, isto se chama direito e poesia”.

A abertura das apresentações especiais da noite ficou por conta das poesias declamadas pelos quatro advogados que venceram o concurso cultural de poesias, promovido pela ESA/RS. Os vencedores gravaram vídeos de apresentação, que foram exibidos no evento. Foram eles: Dorisley Paim Pinto;Samuel Tomazi; Vitalínio Lannes Guedes;Zeneida Aguiar.

Fabrício Carpinejar trouxe reflexões a respeito do momento de pandemia em que estamos vivendo, chamando atenção para a importância do convívio e o quanto “estragamos a saudade” às vezes, fazendo críticas e cobrando as pessoas que estão longe e sentimos falta ao reencontrá-las, ao invés de realmente aproveitar o momento.

Em sua fala poética, Carpinejar ressaltou que “há uma grande diferença entre ver e perceber, na maior parte das vezes, apenas vemos, pois ver é aparência e perceber é essência, ver é visualizar rapidamente, perceber é escutar demoradamente”. E seguindo sua reflexão, chama a atenção para a importância de se pensar  sobre o momento vivido na pandemia.

Finalizando a noite de comemoração, a banda Os Trabalhistas fez uma apresentação, tocando três músicas. Cada músico com sua aparelhagem de instrumentos e sua sonorização de sua casa e de seu estúdio. A banda é composta por: Tiago Mallmann Sulzbach (baixo/voz), Jefferson Goes (Bateria), Guilherme Dieckman (guitarra solo) e César Pritsch (voz/guitarra).


Texto: Niége Moreira
Imagem: Divulgação.
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287.1867/1821

04/09/2020 21:04



Notícia anterior

CEMPR debate consensualidade na esfera pública

04.09.2020
Próxima notícia

Vitória do diálogo: anunciada a retomada gradual das atividades em Comarcas com bandeira vermelha

08.09.2020

Principais notícias

Ver todas