CERIIM debate Estruturas Brasileiras no Exterior para o Fomento do Comércio no Mês da Advocacia
23/08/2018 10:34
A Comissão Especial de Relações Internacionais e Integração com o Mercosul da OAB/RS (CERIIM) promoveu o evento: Estruturas Brasileiras no Exterior para o Fomento do Comércio. A iniciativa teve como objetivo apresentar as estruturas e a atuação do Banco do Brasil no país e no exterior e da atuação do Itamaraty diante a situações diplomáticas. O evento ocorreu na última terça-feira (21) na Sala do Conselho da OAB/RS.
Na abertura do encontro, o presidente da CERIIM, Rodrigo Bueno Prestes, falou que é um tema importante a ser debatido, pois afeta a atuação da diplomacia nacionalmente e internacionalmente: “O que debateremos hoje é totalmente voltado para o exercício da profissão dos diplomatas e quem simpatiza com a área. Para a advocacia, digo que é um tema, o qual a comissão tem se voltado para auxiliar na identificação de ferramentas do mundo corporativo que possam ser úteis no exercício profissional”, disse.
O representante do Banco do Brasil disse que ele está presente em 15 países e 17 unidades no Brasil especificas de atendimento e apoio a empresários e a pessoa física nos negócios do comércio exterior: “Temos mais de mil especialistas em comércio exterior nos quadros do Banco hoje trabalhando apenas nesse seguimento. A instituição investe muito forte nesse conhecimento e as pessoas estão divididas em várias praças ao redor do Brasil. No exterior, temos cerca de 42 milhões de ativos”, comentou. De acordo com ele, o Banco do Brasil é a única instituição financeira brasileira que tem estruturas de negócios especificas em comercio exterior. “Elas estão preparadas para trabalhar não só em operações de câmbio especificamente, como também em alavancagem, prospecção, identificação e apoio a empresas que querem se inserir no mercado internacional”, destacou.
A representante do Itamaraty lembrou existem 139 embaixadas no exterior, 52 consulados gerais e 12 missões ou delações: “Temos mais de 2 milhões de brasileiros morando no exterior. Somente no último ano, foram quase mais de 370 mil visto para estrangeiros realizados. Por isso, precisamos estar atentos com quem vai morar fora e do estrangeiro que vem para cá”, disse. Para a representante, o Itamaraty tem importante papel em manter a estrutura fora do país como forma de manutenção de uma ampla rede de representações diplomáticas e consulares brasileiras no exterior para permitir a execução adequada da política externa.
23/08/2018 10:34