Home / Noticias / 01.07.2021 11:36

CIR cultural debate arte e Direito em lives com artistas negros

01/07/2021 11:36

https://bit.ly/3jo6rM5

Nos meses de abril, maio e junho, a Comissão da Igualdade Racial da OAB/RS (CIR) realizará lives quinzenais para conversar com artistas que contribuem com a cultura gaúcha e fomentam o debate sobre a questão racial no Rio Grande do Sul. Os eventos serão sempre às sextas-feiras, na página da comissão no Instagram: @ciroabs.

A próxima live será na sexta-feira (20), às 18h. Confira, abaixo, os convidados:

Silvia Duarte - Atriz e produtora cultural

Leonardo Franco - Presidente da Comissão Especial da Igualdade Racial da OAB/RS - Subseção de Montegro

Franchesca Rodrigues - Secretária-Geral da Comissão da Igualdade Racial da OAB/RS

O objetivo da CIR é o de ajudar a compreender a contribuição da população negra com o desenvolvimento da cultura brasileira. A presidente da comissão explica que o intercâmbio entre arte e o debate jurídico é uma forma de defesa dos direitos fundamentais da sociedade. “O artigo 27 da Declaração Universal dos Direitos Humanos assegura que ‘toda pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade’. Nesse sentido, os encontros serão oportunidades para refletirmos sobre o processo histórico de apagamento das manifestações artísticas produzidas por profissionais negros e negras, elucidando a relação entre Cultura e Direito e oportunizando debates enriquecedores através deles”, afirma ela.

Karla é uma das organizadoras do projeto junto com Leonardo Santos e Jéssica Rosa, presidente e vice-presidente da CEIR da subseção Montenegro, respectivamente. Eles comentam a importância, para o projeto, de convidar artistas de várias áreas. “Inicialmente o projeto seria somente com pessoas cantantes, mas decidimos ampliar os debates com representantes de diversas manifestações culturais, tais como: poesia, teatro, dança e cinema”, relatam.

01/07/2021 11:36



Notícia anterior

Estão abertas as inscrições para participar do novo Grupo de Estudos de Redes Contratuais

30.06.2021
Próxima notícia

OAB/RS realiza prestação de compromisso virtual e credencia 47 novos advogados e novas advogadas

01.07.2021

Principais notícias

Ver todas