Home / Noticias / 18.10.2018 09:54

CNJ atende OAB e revoga provimento que dificultava levantamento de alvarás

18/10/2018 09:54

http://bit.ly/2CSdBW8
Foto: Eugênio Novaes - OAB

A advocacia tem mais uma conquista.  Após forte atuação do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, o Conselho Nacional de Justiça revogou o provimento 68/2018.

Na terça-feira (16), Lamachia, esteve com o corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins para tratar do assunto. Ele entregou memoriais e reforçou a necessidade da revogação da norma que estabelecia que os levantamentos de depósitos somente seriam possíveis mediante a intimação da parte contrária para, querendo, apresentar impugnação ou recurso em face da decisão que deferiu o levantamento.

Dessa forma, o valor depositado apenas seria liberado quando transcorrido dois dias úteis do esgotamento do prazo para recurso. Tal provimento violava o Estatuto da Advocacia, na medida em que os arts. 22, § 4º, e 23 preveem a liberação imediata da verba honorária.

Para Lamachia, “o pronto atendimento da solicitação demonstra o empenho do corregedor-geral em promover de forma célere o estabelecimento de medidas que não prejudiquem à advocacia, preservando assim o cumprimento pleno do que é estabelecido pelo Novo CPC”.

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, aponta que essa é mais uma conquista para a advocacia, fruto do empenho da direção do CFOAB. “Esse provimento trazia transtornos para a advocacia e, por meio do diálogo, Lamachia demostrou à Corregedoria do CNJ a necessidade de revisão do provimento”, destacou.

Na decisão o corregedor-geral destaca que “as disposições do Provimento 68 foram além da função de disciplinar a aplicação da lei, constituindo em si mesmo uma fonte normativa primária e abstrata que altera a lei processual civil em vigor”.

Confira a íntegra da decisão.

18/10/2018 09:54



Notícia anterior

É Lei: advocacia gaúcha está isenta de custas em processos de execução de honorários advocatícios

17.10.2018
Próxima notícia

Panoramas da Mediação foi tema da Aula inaugural que ocorreu no auditório do OAB Cubo

18.10.2018

Principais notícias

Ver todas